Esportes

Bahia é campeão estadual no Barradão

Tricolor venceu o clássico por 1 a 0 e comemorou na casa do rival após 16 anos
Publicado: 08/04/2018 às 19:04 | Atualizada: 14/11/2020 às 22:31 | Correio da Bahia / Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória/Divulgação
Juares da Luz

Acabou o tabu. Depois de 16 anos, o Bahia voltou a festejar um título dentro da casa do principal rival. Neste domingo (8), o tricolor venceu o clássico decisivo por 1x0 e ergueu a taça do Campeonato Baiano 2018 no Barradão. O último título comemorado pelo Esquadrão no estádio rubro-negro havia sido em 2002, pela Copa do Nordeste.

O gol marcado por Elton na etapa final fez o Bahia nem precisar do regulamento. Como venceu o jogo de ida por 2x1, na Fonte Nova, o tricolor só precisava empatar para ficar com o título. Fez mais.

O cronômetro mal tinha sido disparado quando o Vitória protagonizou a primeira investida do jogo. Nos primeiros segundos de bola rolando, Pedro Botelho cobrou lateral, Neilton desviou de cabeça, mas a bola ficou com Douglas. O goleiro tricolor trabalhou muito no começo da etapa inicial. Antes, Vinícius arriscou de longe. Mandou pra fora, mas assustou Fernando Miguel.

Susto lá e cá. Marco Antônio errou o passe e permitiu que Juninho chegasse sozinho na meta azul, vermelho e branca, mas o jogador rubro-negro desperdiçou a oportunidade e viu Douglas se agigantar na saída do gol.

Na sequência, o goleiro tricolor voltou a roubar a cena no Barradão. Neilton cruzou, Nickson chutou de bate-pronto e exigiu grande defesa de Douglas. A redonda voltou novamente para Neilton e Douglas, mais uma vez, saiu melhor na foto. Nickson ainda foi premiado com a sobra, mas mandou pra fora.

O Vitória dominou as iniciativas em mais da metade do primeiro tempo, mas o Bahia equilibrou o jogo nos minutos finais. Aos 32, Vinícius levantou na área, mas Edigar Junio não conseguiu chegar na bola. Nos acréscimos, a melhor investida tricolor da etapa inicial. Marco Antônio cruzou, Edigar rolou para Zé Rafael, que bateu contra a meta rubro-negra. A redonda tinha endereço, mas Fernando Miguel conseguiu espalmar para fora.

BOLA NA REDE

A bola não demorou a beijar a rede no segundo tempo. Logo aos dois minutos, Elton abriu o placar no Barradão. Depois de tabelar com Marco Antônio, Zé Rafael bateu para o gol. Fernando Miguel deu rebote e Elton só empurrou de cabeça: 1x0.

O gol fez o tricolor gostar do jogo. Zé Rafael lançou Marco Antônio e ele bateu colocado, por cima da meta rubro-negra. Aos 18 minutos foram registradas cenas lamentáveis fora das quatro linhas. Ao ser substituído, o zagueiro Lucas Fonseca saiu de maca provocando com gestos a torcida do Vitória. Entre os reservas, o lateral Lucas foi tirar satisfação empurrando o rival.

No campo, o futebol prevaleceu. Para o Bahia, Zé Rafael bateu colocado. Pelo Vitória, Jonatas Belusso fez boa jogada pela direita e bateu para o gol. Mais uma vez, Douglas salvou a meta tricolor. Depois, Pedro Botelho cruzou pra área, mas o próprio Belusso não conseguiu cabecear para o gol.

O último lance perigoso do jogo foi um repeteco. Jonatas Belusso deixou Allione pra trás na velocidade, driblou Grolli e bateu para o gol. Como aconteceu em outros tantos momentos do jogo Douglas fechou o gol e manteve o placar. O triunfo por 1x0 foi administrado pelo Bahia até o apito final. Medalha no peito e trofeu para o alto.

Copa do Brasil: Grêmio não joga bem e empata com Operário; Inter x Juventude é transferido

Tricolor gaúcho com pouca inspiração ficou no 0 a 0 com o Fantasma paranaense. Jogo do Colorado foi transferido devido às enchentes no RS

Ontem
Copa do Brasil 2024

Grêmio estreia na Copa do Brasil 2024 diante do Operário (PR)

Confronto acontece na noite desta terça (30), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná

2 dias atrás
Brasileirão

Inter empata em 1 a 1 com o Atlético-GO pelo Brasileirão

Jogo aconteceu na noite deste domingo (28)

4 dias atrás
Brasileirão

Inter joga contra o Atlético-GO no Beira-Rio, pelo Brasileirão

Veja horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

4 dias atrás
Brasileirão

Em jogo polêmico, Grêmio é derrotado pelo Bahia no Brasileirão

Partida aconteceu na noite desse sábado (27)

4 dias atrás
Boxe

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial de boxe

Final foi disputada em Liverpool, na Inglaterra

4 dias atrás