Geral

MUNDO: Trump avalia 5 lugares para encontrar Kim Jong-un

Declaração foi dada após reunião com premier japonês, Shinzo Abe
Publicado: 18/04/2018 às 08:10 | Atualizada: 14/11/2020 às 07:05 | ANSA / Foto: ANSA
Juares da Luz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na tarde dessa terça-feira (17) que estuda cinco lugares para realizar a reunião com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que "provavelmente ocorrerá no início de junho".

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa na Casa Branca, após o republicano receber o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na Flórida.

Trump também afirmou que sua administração tem mantido um diálogo direto "de alto nível" com o regime norte-coreano. Ele ainda disse que vai revelar mais detalhes sobre a reunião histórica "em breve".

"Eles nos respeitam e somos respeitosos com eles. Temos tido conversas diretas de níveis muito altos, níveis extremamente altos, com a Coreia do Norte. E realmente acredito que isso permite uma boa vontade, de que coisas boas estão acontecendo", afirmou.

De acordo com Trump, é necessário ver "o que vai acontecer", "porque no final é o resultado que conta, não o fato de que estamos pensando sobre ter um encontro ou tendo um encontro".

O premier do Japão ficará dois dias nos Estados Unidos, onde também debaterá sobre acordo bilaterais e discutirá o sequestro de japoneses sequestrados pela Coreia do Norte.

Na coletiva de imprensa dessa terça, Trump ainda chegou a falar que o diálogo entre Seul e Pyongyang "tem sua bênção", pois as negociações visam o fim da longa guerra de décadas.

No início do mês passado, o magnata aceitou um convite do líder norte-coreano para uma reunião sobre a "desnuclearização" da Península Coreana.

O anúncio foi feito pelo conselheiro para Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong. Se confirmada essa será a primeira reunião na história entre um presidente dos EUA no exercício do cargo e um líder da Coreia do Norte.

A notícia representa um ponto de virada significativo após um ano de ofensas e ameaças de destruição mútua entre Washington e Pyongyang. (ANSA)

Temporais no RS

Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

A medida foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski

Ontem
Cheia da lagoa

Tapes divulga comunicado com plano de ação após elevação do nível da Lagoa dos Patos

Moradores das áreas de risco devem se locomover para o centro do município

Ontem
Ajuda da Havan ao RS

Helicópteros da Havan conseguem chegar ao RS para ajudar população

Uma das megalojas da varejista foi completamente destruída em Lajeado

Ontem
Falta d'água

Reparo na rede interrompe o fornecimento de água em dois bairros de Arambaré

Equipes da Corsan realizam manutenção sob a ponte do Caramuru

Ontem
Bloqueio no trânsito

PRF bloqueia tráfego de veículos na BR-290 em Eldorado do Sul

Pontes do Guaíba também estão bloqueadas

Ontem
Doações em Camaquã

Pontos de coleta para doação terão plantões neste fim de semana em Camaquã

Várias pessoas estão sofrendo com as enchentes e precisando de doações

Ontem