Geral

Santa Maria tem 14 casos de toxoplasmose confirmados

Força-tarefa foi organizada para tentar conter surto da doença
Publicado: 19/04/2018 às 22:15 | Atualizada: 09/11/2020 às 23:29 | Correio do Povo / Foto: Deise Fachin / Prefeitura de Santa Maria
Juares da Luz

O Governo do Estado e a prefeitura de Santa Maria convocaram uma coletiva nesta quinta-feira (19) para esclarecer o surto de Toxoplasmose no Município da Região Central do Rio Grande do Sul. Até o momento, 14 dos 59 casos analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) tiveram a confirmação da doença.

De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Saúde, Liliane Duarte, todas as medidas de investigação, prevenção e controle estão sendo adotadas no município. O chefe do Executivo ressaltou que, na segunda-feira estará em Porto Alegre para tratar deste assunto com o secretário Estadual da Saúde, Francisco Zancan Paz. Na terça, ele abordará o assunto em Brasília, em reunião no Ministério da Saúde com a presença do deputado federal Osmar Terra. Uma força-tarefa foi formada no município para iniciar o processo de investigação das causas do surto.

“Estamos reunindo todos os esforços para acalmar e atender a população e, garantimos, que estamos tomando todas as medidas necessárias. Pedimos calma à população”, enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom.

Força-tarefa

A secretária municipal de saúde, Liliane Mello Duarte, reforçou que a prefeitura, com apoio do Estado, dará toda assistência à população e, informou, que neste sábado, seis Unidades de Saúde do Município estarão abertas das 8h ao meio-dia para acolher as gestantes que, junto com os recém-nascidos e imunodeprimidos, estão nos grupos de risco para Toxoplasmose.

“As gestantes que puderem, compareçam às Unidades neste sábado para que recebam orientações e o acolhimento, além de tirar dúvidas que certamente serão levantadas neste momento”, explicou.

A chefe de Divisão Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Tani Maria Schilling Ranieri Muratore, lembrou que não há como definir o início e nem o término do surto, mas que será feito uma busca ativa nos postos de Saúde para levantar os casos e esclarecer a fonte de contaminação. Conforme Tani, a literatura médica aponta duas situações para a Toxoplasmose: a água e os alimentos – especialmente carne crua ou mal passada. “É uma doença endêmica, e os sintomas são semelhantes a outras patologias. Por isso, todos os casos serão investigados. Pedimos calma e ressaltamos que as equipes estão fazendo estudos para identificar a fonte deste surto”, finalizou Tani.

Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Hoje
Solidariedade

Prefeitura de Camaquã envia veículos para ajudar na remoção de vítimas de Guaíba e Eldorado do Sul

Prefeito Ivo de Lima Ferreira disponibilizou o Ginásio Municipal de Esportes para acomodar os atingidos pelas enchentes

Hoje
Solidariedade

Saiba onde realizar doações para ajudar os mais afetados pelas enchentes em Camaquã

Confira na matéria o que doar!

Hoje
Explosão em posto de Porto Alegre

Explosão em posto de combustíveis deixa feridos na Zona Norte de Porto Alegre

Fato aconteceu na Avenida Cairú neste sábado (4)

Hoje
Profissionais inscritos como voluntários

Sete mil profissionais de saúde já se inscreveram como voluntários para atuarem nos municípios atingidos no RS

São 946 voluntários inscritos até o momento e que moram fora do estado, incluindo 244 de São Paulo, 164 de Santa Catarina e 103 do Paraná

Hoje
Temporais no SC

Santa Catarina segue com chuva e previsão de enchente e ventos fortes

Um homem morreu na sexta-feira em decorrência dos temporais

Hoje