Geral

Igreja Católica será mediadora após crise com 30 mortos na Nicarágua

Publicado: 25/04/2018 às 08:31 | Atualizada: 26/10/2020 às 02:42 | Agência EFE
Juares da Luz

A Conferência Episcopal da Nicarágua aceitou hoje (25) ser mediadora e testemunha de um diálogo proposto pelo governo de Daniel Ortega para superar uma crise que deixou pelo menos 30 mortos e 428 feridos, segundo organizações não governamentais e fontes oÚciais.

O presidente do Episcopado, cardeal Leopoldo Brenes, disse em mensagem à imprensa que aceita mediar e testemunhar o diálogo convocado pelo presidente Ortega, no último domingo "diante das situações muito sérias vividas pela nação nicaraguense e que se aguçaram na última semana".

Naquele dia, Ortega convidou o cardeal Brenes e os bispos para que sejam Úadores de um diálogo entre o executivo, setor privado e trabalhadores. Apesar de o presidente ter dito que não aceitaria dialogar sob condições, o clero fez uma lista básica de pedidos.

"Para facilitar o clima de diálogo, consideramos essencial e imprescindível que tanto o governo como cada membro da sociedade civil evitem todo ato de violência, desrespeito à propriedade pública e prevaleça um clima sereno e de absoluto respeito com a vida de cada um dos nicaraguenses", afirmou o Episcopado, no comunicado lido por Brenes.

Como resultado dos diferentes atos de violência registrados nos protestos da Nicarágua, as organizações não governamentais e a Cruz Vermelha do país contavam até hoje (25) pelo menos 28 mortos, entre eles dois policiais, um adolescente e um jornalista, 428 feridos, e mais de 200 manifestantes detidos ou desaparecidos.

A polícia da Nicarágua informou, entretanto, um balanço total de dois agentes mortos e 121 feridos durante os confrontos que aconteceram desde a última quarta-feira até o domingo, por conta do anúncio das reforma da Previdência, que foi revogada.

Previsão do tempo

Veja como será o tempo em Camaquã nesta terça-feira (7)

As temperaturas continuarão altas em todo o estado

Ontem
Ajuda para o RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções

Ontem
Alerta em Tapes

Prefeitura de Tapes emite alerta de evacuação para áreas de risco

Moradores da Vila dos Pescadores e Balneário Pinvest devem deixar as suas residências e procurarem um local seguro

Ontem
Espaço do Internauta

Internauta reclama de vazamento de água em bomba no Jardim das Flores, em Camaquã

Situação representa perigo para crianças que brincam nas proximidades, afirma morador

Ontem
Jonbet

Jonbet com Jogos Online

Ontem
Urgente

Lagoa dos Patos começa a avançar e inunda partes das cidades de Arambaré e São Lourenço do Sul

Recomendação do prefeito de Arambaré, Jardel Cardoso, é de que moradores dos bairros Caramuru e Cibislândia deixem as suas residências

Ontem