Geral

Trump pede pena de morte para quem matar policiais nos EUA

Presidente americano afirmou que os ataques contra polícia devem acabar e que os assassinos devem receber a pena de morte
Publicado: 15/05/2018 às 17:47 | Atualizada: 14/11/2020 às 23:58 | Agência EFE / Foto: Leah Millis/Reuters
Juares da Luz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu hoje (15) que pessoas que matam policiais no país sejam condenadas a morte, resgatando assim uma ideia proposta por ele durante a campanha eleitoral.

"Temos que acabar com os ataques a nossa polícia. Acreditamos que os criminosos que matam nossos policiais deveriam receber a pena de morte", disse o presidente americano durante uma homenagem no Capitólio aos agentes mortos em serviço.

Trump não quis dar detalhes de como planeja colocar a medida em prática. A tarefa deve ser complicada já que a pena capital não é legal em todos os estados do país. No entanto, o presidente disse que ordenou que o Departamento de Justiça faça tudo o que estiver ao alcance do órgão para acabar com os ataques às forças de segurança.

Há dois meses, Trump anunciou que a Casa Branca pediria a pena de morte para os narcotraficantes sempre que a hipótese seja legal, uma tentativa do governo de combater a epidemia de dependência de opioides que mata 175 pessoas por overdose no país todos os dias.

O presidente quis hoje aplicar esse remédio contra os acusados de matar policiais, um grupo defendido ferozmente por ele desde a campanha eleitoral.

"Vocês podem acreditar que haja tanto preconceito contra nossos policiais? Não vamos deixar que coisas ruins ocorram com os nossos policiais. Devemos mostrar gratidão a eles", ressaltou Trump.

Ainda nas primárias para definir o candidato do Partido Republicano à presidência do país, Trump prometeu no estado de New Hampshire que, se fosse eleito, assinaria uma ordem executiva instruindo o governo a buscar a pena de morte para os considerados culpados de matar membros das forças de segurança. Ele ainda não foi cumpriu a promessa.

Trump voltou a exigir que o Congresso reforce a fronteira com o México, acabe com as chamadas "cidades-santuário", que protegem os imigrantes ilegais, e ponha fim às políticas que devolvem criminosos violentos para a sociedade americana.

"Já não queremos isso. Estamos fartos. Basta!", afirmou.

Temporais no RS

Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

A medida foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski

Ontem
Cheia da lagoa

Tapes divulga comunicado com plano de ação após elevação do nível da Lagoa dos Patos

Moradores das áreas de risco devem se locomover para o centro do município

Ontem
Ajuda da Havan ao RS

Helicópteros da Havan conseguem chegar ao RS para ajudar população

Uma das megalojas da varejista foi completamente destruída em Lajeado

Ontem
Falta d'água

Reparo na rede interrompe o fornecimento de água em dois bairros de Arambaré

Equipes da Corsan realizam manutenção sob a ponte do Caramuru

Ontem
Bloqueio no trânsito

PRF bloqueia tráfego de veículos na BR-290 em Eldorado do Sul

Pontes do Guaíba também estão bloqueadas

Ontem
Doações em Camaquã

Pontos de coleta para doação terão plantões neste fim de semana em Camaquã

Várias pessoas estão sofrendo com as enchentes e precisando de doações

Ontem