Geral

Maior parte dos minimercados ainda não utilizam as redes sociais nos negócios

Sondagem da Fecomércio-RS com uma radiografia do setor no Estado revela que quase 64,2% dos estabelecimentos estão off-line
Publicado: 23/05/2018 às 08:59 | Atualizada: 22/10/2020 às 04:16 | Fecomércio-RS / Foto: Divulgação
Juares da Luz

A internet ainda não se tornou uma ferramenta importante para os empresários que atuam no ramo de minimercados no Rio Grande do Sul. A maioria dos estabelecimentos gaúchos não utiliza as redes sociais para promover o seu negócio e manter relacionamento com os clientes. Essa é a realidade de 64,2% dos estabelecimentos consultados na Sondagem Setorial Minimercados, realizada pela Fecomércio-RS entre 23 de abril e 04 de maio deste ano junto a 385 empresas gaúchas optantes pelo Simples Nacional. A Sondagem Setorial Minimercados pode ser acessada aqui.Os resultados da Sondagem divulgada nesta quarta-feira (23) revelam que o tipo de ação promocional mais realizada pelos donos de minimercados é o anúncio por meio de cartazes dentro do próprio estabelecimento (77,9%), seguido por carros de som (24,0%), redes sociais (16,6%), distribuição de folhetos na vizinhança (14,4%) e anúncios em rádios (11,4%). Ainda em relação a promoções, em 44,7% das respostas os proprietários afirmaram que fazem uso contínuo de ações para divulgar a venda de produtos específicos, em 29,6% dos casos disseram que não fazem uso dessa prática, enquanto 13,8% das respostas consideraram o uso de ações esporádicas, especialmente quando produtos estão próximos da data de vencimento da validade para consumo. Já 11,9% das respostas indicaram que esporadicamente são feitas promoções estimuladas principalmente por fornecedores.No que se refere a estratégias em relação ao mix dos minimercados, 74,8% dos donos desses estabelecimentos garantiram que realizam continuamente a atualização e renovação da variedade de produtos de acordo com as últimas tendências de consumo. Para 25,20% dos negócios, essa variação não se dá de maneira continuada. Em 64,7% dos estabelecimentos, há um acompanhamento contínuo do desempenho de produtos nas gôndolas, enquanto 35,3% não o fazem de forma contínua.Para os proprietários de minimercados do Estado, as vendas nos últimos seis meses foram consideradas regulares (54,0%), ruim (35,6%) e bom (9,4%). Apesar do resultado onde predominam avaliações regulares e ruins, 82,3% dos estabelecimentos mantiveram o mesmo número de funcionários nos últimos seis meses. Em apenas 14,0% houve dispensas na força de trabalho. Novas contratações ocorreram em 3,6% dos estabelecimentos consultados. Quando questionados sobre o impacto do parcelamento dos salários sobre as vendas, 64,9% informaram que foram afetados de alguma forma pelo contingenciamento de recursos dos servidores públicos.Para os próximos seis meses, 40,0% dos proprietários de minimercados acreditam que as vendas vão melhorar um pouco, 30,6% esperam estabilidade nas vendas, enquanto 19,0% creem que os negócios vão melhorar muito. Já para 10,4% dos respondentes as vendas vão piorar pouco ou piorar muito. Para todo o ano de 2018, a previsão para 54,5% dos empresários é de que a economia melhore um pouco, enquanto 23,9% acreditam na estabilidade do cenário e 9,9% preveem um pouco de piora da economia.De acordo com a Sondagem da Fecomércio-RS, a carga tributária permanece como a maior fator impeditivo ao crescimento das vendas, gargalo citado por 58,4% dos respondentes, seguido pela crise econômica do país (57,7%), concorrência (28,3%) e baixa demanda (13,2%).A falta de estratégias/planejamento foi mencionada por apenas 0,3% dos proprietários consultados. Ainda em relação à administração das finanças do negócio, 63,6% dos consultados afirmaram que realizam mensalmente uma análise sobre a situação financeira da empresa, enquanto 24,9% admitiram que têm um controle muito superficial das finanças e 11,5% o fazem na frequência semanal. Entre os que realizam a análise das finanças, 85,2% elaboram estratégias com base no diagnóstico financeiro da empresa e 14,8% admitiram que não elaboram estratégias.Em 40,0% dos estabelecimentos não há uso de máquinas de cartões de crédito/débito. Em 4,4% das empresas, no entanto, mais de 50% das vendas estão vinculadas aos cartões e, em 18,2% delas, os cartões de crédito/débito respondem por entre 25,01% a 50% das vendas.  A Sondagem Minimercados revelou ainda que 43,6% das empresas possuem um controle informatizado de suas vendas e estoques, enquanto 29,4% só possuem informatização das vendas e 26,2% não possuem em nenhum dos casos.Das empresas ouvidas na Sondagem 71,2% estão há mais de 10 anos no mercado e quase a maioria (92,5%) possui entre um e cinco funcionários. Também a maioria (91,4%) abre suas portas durante os finais de semana.

Atenção!

Golpistas enviam convite para entrar em grupo falso de WhatsApp do Blog do Juares

Acesse a matéria e confira os links de nossos grupos originais de WhatsApp e mídias oficiais

Hoje
Horóscopo Semanal

Confira o horóscopo semanal de 29 de abril a 5 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo nesta semana

Hoje
Trabalho

Brasil registra seis milhões de acidentes de trabalho de 2012 a 2022

Abril Verde chama atenção para a saúde no ambiente laboral

Hoje
Tragédia

Duas gaúchas morrem em grave acidente de trânsito no Chile

Mais de 40 pessoas ficaram feridas no incidente

Hoje
Loteria

Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena acumula para R$ 6,5 milhões

Próximo sorteio será na terça-feira (30)

Hoje
Horóscopo do dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 28 de abril de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Hoje