Esportes

Pelotas a dois jogos da elite do futebol gaúcho

Lobo vence o Esportivo por 3 a 0, reverte a vantagem do rival, e vai enfrentar o Inter-SM na seminal
Publicado: 28/05/2018 às 07:35 | Atualizada: 16/11/2020 às 19:37 | Diário Popular / Foto: Jô Folha - DP
Juares da Luz

O Pelotas viveu uma tarde mágica na Boca do Lobo, daquelas que ficam marcadas eternamente na memória do seu torcedor. Um roteiro completo com confusão, drama, gols e o principal, a vaga na seminal da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. No domingo (27), o áureo-cerúleo venceu o Esportivo por 3 a 0 e vai enfrentar o Inter de Santa Maria por uma vaga na Série A do Gauchão. E o primeiro duelo será no próximo domingo, no estádio Presidente Vargas.

A classicação teve vários heróis. Dois deles: o goleiro Giovani, com uma defesa incrível na reta final do jogo, e o centroavante Giovane Gomes, autor do gol do 2 a 0. Mas quis o destino que o grande herói fosse Cleverson. Logo o atacante, que deixou claro mais de uma vez a sua preferência por decisões. "Acho que eu merecia, depois de tudo que passei. Ano passado foi muito difícil. Se eu te disser que a emoção é a mesma na fase de classicação e agora eu vou estar mentindo. O sangue ferveu, a adrenalina foi a mil nesse jogo", afirmou

O jogo

Com Germano ainda sem condições de atuar por 90 minutos, Paulo Porto optou por uma formação mais ofensiva, com Jean Roberto atuando como volante e Jarro aberto na esquerda. E foram justamente com Jarro as principais ações do Pelotas no começo do jogo. O confronto era equilibrado e o primeiro gol veio em um lance de bola parada. Aos 30 minutos, Hugo Sanches bateu falta, a bola ainda tocou no pé da trave direita antes de entrar: 1 a 0 Pelotas. Ainda faltava um gol para levar a decisão para os pênaltis.

O confronto parecia tranquilo, mas ainda tinha tempo para confusão. Roger Bastos caiu, após uma dividida com Gustavo Xuxa. Giancarlo tentou levantar o jogador do Esportivo, que respondeu com um tapa na mão do centroavante do Lobo - que caiu como se tivesse levado um soco na genitália. O árbitro André Zanella decidiu por expulsar os dois, para revolta dos jogadores do Pelotas.

Segundo tempo

Com a expulsão de Giancarlo, Paulo Porto se viu obrigado a mandar o centroavante Giovane Gomes para o jogo. Ele entrou no lugar de Gustavo Xuxa. Antes dos 10 minutos, Felipe Chaves sentiu e precisou deixar o campo. Ricardo Bierhals seria o substituto. Mas Paulo Porto decidiu ousar e trocou o zagueiro pelo meia-atacante Jefferson Luis. A alteração que mudaria o destino do jogo veio aos 20 minutos, quando Cleverson entrou na vaga de Jarro.

Antes, porém, veio o maior susto. Aos 26 minutos, contra-ataque rápido do Esportivo. Diego Torres bateu com categoria e Giovani fez linda defesa para evitar o empate.

O tão esperado gol veio aos 37 minutos. Jean Roberto cobrou escanteio, Luiz Müller falhou e a bola sobrou limpa para Giovane Gomes colocar na rede. Com o 2 a 0, a decisão da vaga na seminal se encaminhou para os pênaltis.

Mas o Lobo não queria saber de pênaltis. Aos 43 minutos, em mais um escanteio, Cleverson apareceu livre na pequena área para decretar o 3 a 0 e a classicação à seminal da Divisão de Acesso.

Ficha técnica:

Pelotas - Giovani; Adriano Lara, Dão, Felipe Chaves e Juliano Tatto; Carlão Moraes, Jean Roberto, Hugo Sanches, Gustavo Xuxa (Giovane Gomes) e Jarro (Cleverson); Giancarlo. Técnico: Paulo Porto

Esportivo - Luiz Müller; Thiaguinho, Fernando Cardozo, Gasparetto e Roger Bastos; Natan, Robert, Welder (João Carlos), Diego Torres e Vinícius Martins (Eduardinho); Jean Carlos (Maicon). Técnico: Cristian de Souza

Árbitro: André Zanella

Cartões amarelos: Adriano Lara, Carlão Moraes e Hugo Sanches (Pelotas); Gasparetto, Fernando Cardozo, Natan, Eduardinho e Welder (Esportivo)

Cartões vermelhos: Giancarlo (Pelotas); Roger Bastos (Esportivo)

Local: Boca do Lobo, em Pelotas (RS)

Partidas das equipes gaúchas adiadas

CBF adia partidas de todas as equipes gaúchas por 20 dias em competições nacionais

Decisão foi anunciada pela confederação na tarde desta terça-feira (7)

Ontem
Adiamento

CBF adia jogos dos times do RS até a próxima segunda (6)

Situação acontece devido aos eventos meteorológicos no Estado

6 dias atrás

Copa do Brasil: Grêmio não joga bem e empata com Operário; Inter x Juventude é transferido

Tricolor gaúcho com pouca inspiração ficou no 0 a 0 com o Fantasma paranaense. Jogo do Colorado foi transferido devido às enchentes no RS

1 semana atrás
Copa do Brasil 2024

Grêmio estreia na Copa do Brasil 2024 diante do Operário (PR)

Confronto acontece na noite desta terça (30), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná

1 semana atrás
Brasileirão

Inter empata em 1 a 1 com o Atlético-GO pelo Brasileirão

Jogo aconteceu na noite deste domingo (28)

1 semana atrás
Brasileirão

Inter joga contra o Atlético-GO no Beira-Rio, pelo Brasileirão

Veja horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

1 semana atrás