Esportes

Grêmio encara América-MG com a obrigação de voltar a vencer

Tricolor entrará em campo às 16h deste domingo, na Arena
Publicado: 10/06/2018 às 13:55 | Atualizada: 14/11/2020 às 23:06 | Correio do Povo / Foto: Ricardo Giusti / CP Memória
Juares da Luz

O Grêmio não pode mais adiar o retorno das vitórias na Arena no Campeonato Brasileiro, sob o risco de cair ainda mais na tabela de classificação. Com quatro tropeços em cinco jogos, só os três pontos diante do América-MG, neste domingo (10), às 16h, podem melhorar o aproveitamento dentro de casa.

Restam apenas duas partidas até a parada da Copa do Mundo e, se quiser estar entre os primeiros, o Tricolor tem a obrigação de bater o América e depois o Sport, na quarta-feira, em Recife. O objetivo de alcançar a liderança até o início do Mundial já não é mais possível. O Flamengo, atual líder, abriu sete pontos em relação ao Grêmio. “Infelizmente não vai ser possível (chegar à liderança até a parada da Copa). Mas tem muito campeonato pela frente ainda. Nós estamos perto do pelotão da frente, vamos focar nesses dois jogos e fazer o melhor possível”, destacou o volante Arthur.

O jogador retornou ao time após três semanas parado por conta de uma lesão muscular. Não jogou todo o tempo diante do Palmeiras, mas garante estar pronto para atuar os 90 minutos contra o América: “Tem que respeitar a estratégia da fisiologia, dos médicos. O jogo (contra o Palmeiras) foi de muita intensidade. Acredito que eu já possa atuar os 90 minutos”.

Diferentemente da partida de quarta-feira, quando o Palmeiras atacou o Grêmio e venceu por 2 a 0, desta vez a conhecida retranca dos adversários deve voltar a ser vista na Arena. “Tem que ter paciência, fazer a defesa deles mexer de um lado para o outro, procurar as infiltrações atrás da linha defensiva, colocar em prática nosso toque de bola. Com um pouco mais de calma e capricho, nós vamos encontrar o gol”, finalizou Arthur. 

Renato Portaluppi não deu pistas de que time colocará em campo. O Tricolor tem algumas dúvidas, principalmente no meio-campo. O capitão Maicon deixou o campo na quarta-feira sentindo um problema na panturrilha e Ramiro ainda sente a pancada que levou no tornozelo no duelo com o Bahia no domingo passado. O centroavante Jael voltou a treinar com o grupo na sexta-feira e pode aparecer no banco de reservas. Na lateral direita, Leo Moura, recuperado de uma amigdalite, retorna. 

América à espera de Rafael Moura 

O América-MG não teve muito tempo para se recuperar da derrota no clássico contra o Atlético-MG, na última quinta-feira, e agora se sente na obrigação de buscar um resultado positivo diante do Grêmio em Porto Alegre. O técnico Enderson Moreira fala em fazer mais um jogo de superação para conquistar pontos importantes antes da paralisação do Campeonato Brasileiro por causa da Copa do Mundo na Rússia. Mas a campanha mineira é regular, com 13 pontos e sem correr risco de cair para a zona de rebaixamento nesta 11.ª rodada. Este é o principal objetivo de Enderson Moreira. "Não queremos ficar na parte debaixo da tabela. Perdemos um jogo importante, porém vamos ter outro que também vale três pontos. É preciso manter o foco sempre na frente", avisou. 

A esperança do técnico é pela volta de Rafael Moura no ataque. Mesmo cobiçado pelo Vitória, o atacante treinou na última sexta-feira, parece recuperado de lesão muscular e seria importante para suprir uma baixa certa: a de Luan. Este voltou no clássico, mas sentiu de novo um incômodo na coxa esquerda e foi vetado pelos médicos. 

Mas a ausência destes atacantes pode encaminhar o técnico a escalar mais um meio-campista, reforçando o sistema de marcação. Juninho e Gerson Magrão brigam por esta provável vaga aberta. Outra baixa certa é o lateral-direito Norberto, que recebeu o terceiro cartão amarelo e vai cumprir suspensão automática. O seu substituto imediato é Aderlan. As outras baixas já estavam contabilizadas por lesões: o goleiro João Ricardo, o zagueiro Lima, o lateral-esquerdo Carlinhos e o meia Matheusinho. 

Brasileirão 2018 - 11ª Rodada 

Grêmio

Marcelo Grohe; Leo Moura, Bressan, Kannemann e Cortez; Arthur, Jailson, Ramiro (Lima) e Luan; Everton e André. Técnico: R. Portaluppi. 

América-MG

Jori; Aderlan, Messias, M. Ferraz e Giovanni; L. Donizete, Christian, Serginho e Judivan; Marquinho e Aylon. Técnico: E. Moreira. 

Árbitro: Rodrigo Ferreira

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre

Horário: 16h

Partidas das equipes gaúchas adiadas

CBF adia partidas de todas as equipes gaúchas por 20 dias em competições nacionais

Decisão foi anunciada pela confederação na tarde desta terça-feira (7)

Ontem
Adiamento

CBF adia jogos dos times do RS até a próxima segunda (6)

Situação acontece devido aos eventos meteorológicos no Estado

6 dias atrás

Copa do Brasil: Grêmio não joga bem e empata com Operário; Inter x Juventude é transferido

Tricolor gaúcho com pouca inspiração ficou no 0 a 0 com o Fantasma paranaense. Jogo do Colorado foi transferido devido às enchentes no RS

1 semana atrás
Copa do Brasil 2024

Grêmio estreia na Copa do Brasil 2024 diante do Operário (PR)

Confronto acontece na noite desta terça (30), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná

1 semana atrás
Brasileirão

Inter empata em 1 a 1 com o Atlético-GO pelo Brasileirão

Jogo aconteceu na noite deste domingo (28)

1 semana atrás
Brasileirão

Inter joga contra o Atlético-GO no Beira-Rio, pelo Brasileirão

Veja horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

1 semana atrás