Geral

Portaria regula procedimentos da área de Comunicação durante o período eleitoral

Publicado: 06/07/2018 às 10:24 | Atualizada: 16/11/2020 às 14:55 | Secom / Foto: Arte/Secom
Juares da Luz

O governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), publica no Diário Oficial desta sexta-feira (6) a portaria que regula e coordena as políticas de comunicação em cumprimento às exigências eleitorais referentes ao pleito de 2018. Conforme o documento, as áreas de notícia das páginas de internet de todos os órgãos estaduais, incluindo postagens em redes sociais e sites de programas específicos, serão interrompidas.

A suspensão também se aplica a perfis de programas, projetos ou qualquer ação desenvolvida por órgãos estaduais, bem como aos perfis de departamentos, diretorias, setores, coordenadorias regionais e a toda e qualquer subdivisão ou vinculação a órgãos estaduais.

Os websites das instituições públicas ligadas ao Executivo farão constar, a partir deste sábado (7), a seguinte mensagem informando a suspensão de atualizações: "Em atendimento à legislação eleitoral, a partir do dia 7 de julho até o final do período eleitoral, estão suspensas as atualizações deste site".

A divulgação das informações de interesse público e dos serviços de todos os órgãos caberá apenas ao portal do governo do Estado, acessado no endereço www.rs.gov.br, sendo o único que permanecerá com atualizações em sua área de notícias após análise da Diretoria de Jornalismo da Secom. Em casos específicos, caberá à Secretaria consultar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE RS) para garantir a legalidade da publicação.

Confira a portaria

A SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das suas competências, RESOLVE:

Art. 1º - Disciplinar o uso de plataformas digitais e redes sociais pelos órgãos e entidades integrantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul durante o período de vedação eleitoral, em consonância com a Ordem de Serviço Nº 003/2018, de 25 junho de 2018.

Art. 2º - Ficam suspensas as atualizações das áreas de notícias de todos os sites dos órgãos estaduais, incluindo sites de programas, projetos e eventuais "hotsites".

I - Os órgãos farão constar em seus sites a seguinte mensagem informando a suspensão de atualizações: "Em atendimento à legislação eleitoral, a partir do dia 7 de julho até o final do período eleitoral, estão suspensas as atualizações deste site";

II - O Portal do Governo do Estado (www.rs.gov.br), por reunir informações de interesse público e serviços de todos os órgãos, será o único que permanecerá com atualizações em sua área de notícias;

III - Os órgãos estaduais que tiverem necessidade de publicar matérias de caráter informativo, educativo ou de orientação social deverão submeter o conteúdo à Diretoria de Jornalismo da Secom para análise e publicação no Portal do Governo do Estado. Em caso de dúvida, a Secom pedirá parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para garantir a legalidade da publicação;

IV - As áreas de estrito serviço ao cidadão dos sites das secretarias poderão ser atualizadas, sempre respeitando as limitações da lei eleitoral.

Art. 3º - Nas redes sociais, fica vedada, no período eleitoral, a inclusão de posts nos perfis dos órgãos e entidades integrantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

I - A suspensão também se aplica a perfis de programas, projetos ou qualquer ação desenvolvida por órgãos estaduais;

II - A suspensão se aplica igualmente a perfis de departamentos, diretorias, setores, coordenadorias regionais e a toda e qualquer subdivisão ou vinculação a órgãos estaduais.

Art. 4º - Nas redes sociais em que for possível despublicar ou retirar do ar temporariamente os perfis e páginas (como Facebook, Instragram e Youtube), todos os órgãos ou entidades vinculadas ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul deverão fazê-lo durante o período eleitoral.

I - Nos casos enquadrados neste artigo, os órgãos deverão remover toda e qualquer marca de governo de fotos de perfis e covers.

Art. 5º - Nas redes sociais em que não for possível retirar do ar temporariamente os perfis e páginas (como o Twitter, por exemplo), os órgãos ou entidades vinculadas ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul deverão seguir a orientação do Art. 3º, fazendo constar a seguinte mensagem: "Em atendimento à legislação eleitoral, a partir do dia 7 de julho até o final das eleições, estão suspensas as publicações em redes sociais vinculadas ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Informações sobre serviços e utilidade pública podem ser obtidas no www.rs.gov.br".

Previsão do tempo

Chuva deve retornar ao RS nesta quarta-feira (08)

Em Camaquã, os termômetros oscilarão entre a temperatura mínima de 17 °C e a máxima de 26 °C

Hoje
Desalojados

Chega a 65 o número de famílias desalojadas em Tapes

Situação acontece devido à cheia na Lagoa dos Patos

Hoje
Barragens em situação de emergência

Cinco barragens ainda estão em situação de emergência no RS

Estruturas apresentam risco iminente de rompimento

Hoje
Prorrogação de IR

Receita Federal prorroga prazo de entrega da declaração do IRPF em 336 municípios do RS

Camaquã, Cristal e Tapes estão na lista anunciada nesta terça-feira (7)

Hoje
Cobrança abusiva no RS

MP cria canal para gaúchos denunciarem prática de preço abusivo após enchentes

Relatos indicam aumento dos valores de alguns produtos

Hoje
Tragédia

Após águas baixarem no Vale do Taquari, cenário de destruição é visto

Rio Taquari atingiu a marca histórica de 30 metros

Hoje