Esportes

França vence a Bélgica e está na final da Copa do Mundo

Umtiti marcou, de cabeça, o único gol da partida em São Petersburgo
Publicado: 10/07/2018 às 17:47 | Atualizada: 14/11/2020 às 15:10 | Correio do Povo / Foto: Gabriel Bouys / AFP
Juares da Luz

Após 12 anos, a França voltará a disputar uma decisão de Copa do Mundo, em busca do bicampeonato. Nesta terça-feira (10), os Bleus bateram a Bélgica por 1 a 0 em São Petersburgo, e garantiram a vaga no confronto de domingo. A adversária será conhecida nesta quarta-feira, quando se enfrentram Inglaterra e Croácia, em Moscou. Os belgas terão de se contentar com a disputa do terceiro lugar, no sábado. 

O primeiro tempo não teve gols, mas foi bastante movimentado. Os belgas até tiveram um leve predomínio nas ações, e quase marcaram duas vezes. Numa delas, Lloris salvou após conclusão de Alderweireld aos 21 minutos. Aos 27, em bela jogada, Hazard chutou e a bola ia em direção às redes, mas Umtiti tirou de cabeça. 

Aos poucos, a França foi crescendo, principalmente com jogadas dos rápidos Griezmann e Mbappé. Na melhor oportunidade, aos 38 minutos, Mbappé deixou Pavard sozinho dentro da área. O lateral chutou cruzado e Courtois salvou com o pé direito. 

A França acabou marcando o primeiro gol aos 5 minutos da etapa final. Após escanteio, Umtiti apareceu entre a zaga adversária e cabeceou forte, sem chances para Courtois: 1 a 0. Aos 11 minutos, Mbappé lançou, de calcanhar, para Giroud, que só não marcou pois Courtois fechou o ângulo.

Atrás no placar, a Bélgica se jogou para o ataque, mas sem muita inspiração, apelando para cruzamentos na área. Eden Hazard jogou sozinho, sem um parceiro à altura. Os franceses foram para os contra-ataques, mas Giroud conseguiu estragar cada jogada preparada por Mbappé. 

A França foi campeã do mundo há exatos 20 anos, quando sediou o Mundial, e venceu o Brasil na final. Em 2006, na Alemanha, o time de Zidane foi de novo à decisão, mas perdeu para a Itália nos pênaltis. Agora, a grande oportunidade de alcançar o segundo título de sua história. 

O treinador dos Bleus, Didier Deschamps terá a chance de se tornar o terceiro homem a ganhar Copas como técnico e jogador. Os outros dois são o brasileiro Zagallo (1958/1962 como jogador e 1970 como técnico ) e o alemão Franz Beckenbauer (1974 como jogador e 1990 como técnico). 

Copa do Mundo - Semifinal 

França - 1

Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernández; Pogba, Kanté, Matuidi (Tolisso) e Mbappé; Griezmann e Giroud (N'Zonzi). Técnico: Didier Deschamps. 

Bélgica - 0

Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Dembélé (Mertens), Fellaini (Carrasco), Witsel e Chadli (Batshuayi); De Bruyne, Eden Hazard e Lukaku. Técnico: Roberto Martínez. 

Árbitro: Andrés Cunha (URU).

Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo.

Copa do Brasil 2024

Grêmio estreia na Copa do Brasil 2024 diante do Operário (PR)

Confronto acontece na noite desta terça (30), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná

Ontem
Brasileirão

Inter empata em 1 a 1 com o Atlético-GO pelo Brasileirão

Jogo aconteceu na noite deste domingo (28)

3 dias atrás
Brasileirão

Inter joga contra o Atlético-GO no Beira-Rio, pelo Brasileirão

Veja horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

3 dias atrás
Brasileirão

Em jogo polêmico, Grêmio é derrotado pelo Bahia no Brasileirão

Partida aconteceu na noite desse sábado (27)

3 dias atrás
Boxe

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial de boxe

Final foi disputada em Liverpool, na Inglaterra

3 dias atrás
Copa Santa Auta 2024

Devido ao mau tempo, é transferida a 2ª rodada da Copa Santa Auta

Jogos da rodada seriam realizados neste domingo (28), e foram transferidos pela organização do evento

4 dias atrás