Geral

Plantio do trigo está quase concluído no RS

Produtores avaliam como positivo o desenvolvimento da cultura, apesar da dificuldade de controlar gramíneas espontâneas
Publicado: 15/07/2018 às 16:10 | Atualizada: 20/10/2020 às 16:18 | Imprensa Emater/Ascar / Foto: Deise Froelich
Juares da Luz

A atual safra de trigo está praticamente semeada, com exceção de áreas pontuais no Planalto e Campos de Cima da Serra, o que não preocupa os agricultores, pois nessas regiões o período favorável se estende até o final deste mês, havendo tempo hábil para a finalização.

De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, é boa a formação inicial das lavouras, com stand de plantas recomendado, emergência uniforme e crescimento inicial rápido, com as lavouras implantadas em desenvolvimento vegetativo.

Técnicos alertam que, em casos pontuais, algumas lavouras têm apresentado plantas com entrenós longos e pouco perfilhamento, folhas estreitas e coloração mais amarelada devido a períodos prolongados de pouca luminosidade.

A cevada está nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo, com as primeiras lavouras implantadas em elongação e início de floração, com os tratos culturais, controle de invasoras e aplicação de nitrogênio em cobertura em algumas áreas prejudicadas pelo excesso de umidade no solo.

A canola, visualmente, está bem instalada, com bom aspecto fitossanitário. A cultura mantém-se em desenvolvimento vegetativo, floração e já em enchimento de grãos no Noroeste do RS.

Produtores avaliam como positivo o desenvolvimento da cultura, apesar da dificuldade de controlar gramíneas espontâneas, como azevém e aveia. Esta dificuldade decorre da baixa insolação, que diminui a atividade metabólica das plantas e pode comprometer a ação dos herbicidas. No Planalto, lavouras estão prejudicadas pelo excesso de umidade.

Frutícolas

Pêssego - Produtores de pêssegos da Região Sul seguem a limpeza dos pomares com roçadas manuais e mecanizadas, intensificando as atividades de poda de inverno com mão de obra familiar (estão podados 66% dos pomares) e os tratamentos de inverno com as caldas bordalesa e sulfocálcica.

Segue o encaminhamento dos projetos de custeio para a próxima safra, com a realização de reuniões para abordar a situação da próxima safra e as iniciativas para a normatização e regulação do rótulo das conservas de pêssego dos tipos especial e extra.

Criações

Pastagens - As baixas temperaturas, a nebulosidade e as geadas têm prejudicado a oferta e a qualidade das forragens, dificultando a rebrota do campo nativo e exigindo a suplementação mineral para que o rebanho metabolize o pasto fibroso.

Alguns pecuaristas estão suplementando animais e fazendo ajustes de lotação nos potreiros. Na região da bacia leiteira, as pastagens estão prejudicadas devido à alta umidade do solo, e os animais "estragam" a pastagem devido ao pisoteio em solo muito encharcado.

Assim, o período de pastoreio é diminuído e aumenta o consumo de silagem, ração e feno para compensar o baixo crescimento das pastagens. Porém, os agricultores devem estar atentos aos custos de produção para a época do ano, pois a possível escassez de alimento amplia a necessidade de conservado e de concentrados, ambos de custo mais elevado, quando comparado ao alimento volumoso.

Pesca artesanal – Na região de Pelotas, o período é de defeso da Laguna dos Patos. No município de Rio Grande, a colônia de Pescadores Z1 já encaminhou os pedidos de seguro defeso para os pescadores, que é de um salário mínimo mensal por quatro meses, e os pescadores seguem aguardando o recebimento.

No município de Pelotas, na última quarta-feira (11), aconteceu o primeiro dia de campo do projeto Brasil Sem Miséria (BSM) III para pescadores e quilombolas. Na Lagoa Mirim, os pescadores seguem preocupados com o baixo volume de peixe capturado e também com o baixo preço pago. Na região de Santa Rosa, pescadores relatam que a disponibilidade de peixes é razoável e esperam que a turbidez da água mantenha-se no nível atual.

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para segunda, 6 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Ontem
Auxílio às famílias afetadas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Defesa Civil seguem com ações de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas

Ginásio Taborda continua recebendo doações de itens como: leite, fralda, lenço umedecido, água, colchão e alimentos não perecíveis

Ontem
Consequências dos temporais no RS

CEEE Equatorial informa que 178 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Municípios mais atingidos são: Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada e Viamão

Ontem
Evacuação de bairro em Porto Alegre

Bairro de Porto Alegre terá de ser evacuado após dique transbordar

Com 91 mil habitantes, bairro do Sarandi fica na Zona Norte da Capital Gaúcha

Ontem
Temporais no RS

20 mil vidas já foram salvas em trabalhos de resgate no RS

Números envolvem ações de militares das Forças Armadas, Defesa Civil, policiais, Bombeiros e voluntários numa integração entre Governo Federal, estado e municípios

Ontem
Enchentes no RS

Defesa Civil confirma 78 mortes causadas pelos temporais no RS

Outros quatro óbitos estão em investigação; 105 pessoas ainda estão desaparecidas

Ontem