Geral

Psiu! Enfim a lei começa a ser implantada em Camaquã

Publicado: 20/07/2018 às 11:48 | Atualizada: 17/11/2020 às 08:05 | Gazeta Regional / Foto: Gazeta Regional
Juares da Luz

Reclamações do barulho nas noites e madrugadas não faltam, assim como cobranças para a implantação da Lei do Psiu em Camaquã, criada em 2015, mas, que nunca foi implantada efetivamente. Agora, enfim, a Lei começa a ser colocada em prática.

Na manhã desta sexta-feira (20), o secretário Especial de Governo, Gilberto Viatroski e o diretor de Trânsito Carlos Eduardo Guaspari anunciaram no programa Ligação Direta da Rádio Camaquense, que iniciará o trabalho de fiscalização, já neste fim de semana. “Há muito tempo estamos escutando o anseio da população para colocar a Lei em prática. Hoje temos a honra de colocar em prática. É um anseio da população. A partir desta noite já vamos ter um efetivo para o Psiu, orientando e fiscalizando”, iniciou Guaspari.

O diretor de Trânsito explicou que foi preparado um efetivo de 18 servidores públicos municiais para este trabalho, entre eles, bombeiros civis e fiscais do Meio Ambiente, por exemplo. A ideia é inibir os excessos de todo o tipo, especialmente nos conhecidos pontos de aglomeração onde ocorreram a maior parte das reclamações. “Foco na perturbação do sossego, independentemente do que for”, disse.

Inicialmente o trabalho será nas sextas-feiras e sábados das 22h às 4h e no domingo das 18h às 22h, que são os horários em que, segundo Guaspari, se percebe mais reclamações e também a concentração de pessoas em frente a locais de encontros e eventos. Guapari também explicou que a Balada Segura continua ativa, independentemente do Psiu. “Foi preparado um efetivo especialmente para o Psiu”, garantiu.

Denúncias sobre perturbação de sossego podem ser feitas pelos telefones 3671-6655 ou 118, que funcionarão nos horários de fiscalização do Psiu, apenas para este fim.

Segurança pública

Viatroski e Guaspari também falaram sobre aspectos gerais da segurança pública e a reunião realizada nesta semana para a criação do Conselho e Fundo Municipal da Segurança Pública, além do trabalho do governo para solucionar problemas. “Temos a Balada Segura, com segurança no trânsito, o Psiu, o funcionamento das câmeras de segurança e pessoal as operando. Os agentes de trânsito na rua e uma parceira com as forças policiais. O prefeito está fazendo estudo junto aos secretários para uma possível implantação de guarda municipal. A responsabilidade da segurança pública é do estado, mas o atual governo entende que a preocupação da população é maior do que isso e está dando passos para isso”, disse Guaspari.

Tragédia

Número de mortes em decorrência das enchentes no RS chega a 157

88 pessoas ainda estão desaparecidas

Hoje
Reparo

Manutenção no sistema de captação deve interromper o abastecimento de água em Chuvisca

Trabalho acontece neste domingo (19)

Hoje
Manutenção

Reparo da Corsan deve interromper abastecimento de água em dois bairros de Arambaré

Trabalho está sendo realizado neste domingo (19)

Hoje
Acidente

Carro bate na sinaleira da Esquina Democrática de Camaquã

Caso aconteceu na madrugada deste domingo (19)

Hoje
Enchentes

Defesa Civil atualiza os números da tragédia no Rio Grande do Sul

Atualização foi feita na manhã deste domingo (19)

Hoje
Loteria

Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio da Mega-Sena acumula para R$ 37 milhões

Próximo sorteio será na terça-feira (21)

Hoje