Saúde

É possível avisar seu corpo de que ele pode se curar

A fisioterapeuta Fresia Sa explica que temos as ferramentas de que necessitamos dentro de nós, e que podemos "avisar" o corpo de que ele pode se curar sozinho
Publicado: 23/07/2018 às 15:53 | Atualizada: 16/11/2020 às 11:10 | Biointegral Saúde / Foto: Divulgação
Juares da Luz

“Seu corpo tem todas as ferramentas de que precisa para estar saudável, você só precisa avisá-lo de que ele pode se curar”! As palavras são da fisioterapeuta especializada em Microfisioterapia, Fresia Sa. Segundo ela, cada vez mais, métodos mais naturais e que acionam o poder do próprio corpo, como é o caso da Microfisioterapia, estão sendo utilizados para encontrar saúde. “Os medicamentos têm a sua importância para conter os estragos, mas descobrir a causa de um problema ou doença é estimular o processo de auto reparação do corpo e aumentar as chances de sucesso e não de uma recidiva”, enfatiza a especialista.

Ela explica: “o que a Microfisioterapia faz é encontrar as causas para comportamentos, dores e doenças crônicas que estão no próprio corpo. Nós guardamos memórias celulares de traumas, emoções fortes e acontecimentos que nos causaram algum tipo de reação e que, muitas vezes, não estão mais na memória mental, inclusive como uma forma de garantir que o sofrimento não seja contínuo. Imagine lembrar de algo que nos fez sofrer ininterruptamente. Nesses casos, o esquecimento pode ser extremamente saudável”, revela.

Mas acontece que a mente esquece, o corpo não. E se memórias metabólicas seguem sem que haja uma consciência disso, as reações a fatos e emoções passados podem persistir. Alergias, enxaquecas, insônia, pânico, tiques, estão todos aí para lembrar que algo não foi 100% processado pela mente e pelo corpo. Mas é preciso se medicar por isso? Segundo Fresia, muitas vezes, não! “Mas precisamos, sim, avisar o corpo de que ele tem a capacidade de curar a si mesmo, eliminando essas memórias celulares e permitindo que a energia flua novamente naquele local”, enfatiza.

Para a fisioterapeuta, existem duas formas de fazer isso, uma delas, mental: “se você tem consciência de que algo lhe incomoda e começa um processo positivo para combater o sofrimento, metade do caminho já está percorrido. A mente precisa ser controlada para que não fique emitindo pedidos de socorro constantes, causando as dores e as reações indesejadas”. A outra forma de avisar o corpo é por meio da Microfisioterapia, que encontra, por meio de toques sutis, em locais mapeados do corpo, memórias celulares de traumas e vivências que são a causa de dores e doenças.

A partir daí, os mesmos toque sutis “avisam” o corpo de que aquela memória pode ser eliminada, e por ele mesmo! É o organismo que trata de extinguir o que lhe causava dor e sofrimento. Ele só precisa entender que tem essa capacidade e que está livre para agir em nosso favor.

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

5 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

5 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

6 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

6 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

6 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás