Geral

Primavera terá mais chuva e risco de enchentes no Rio Grande do Sul

Nova estação começa neste sábado (22) após um dos invernos mais frios desta década
Publicado: 21/09/2018 às 17:30 | Atualizada: 04/11/2020 às 18:15 | Correio do Povo / Foto: Juares da Luz / Blog do Juares
Juares da Luz

A primavera começa neste sábado (22), às 22h54m, e marca a transição para o verão após um dos invernos mais frios desta década no Rio Grande do Sul. De acordo com os meteorologistas da MetSul Meteorologia, a primavera deste ano vai trazer mudanças importantes por conta de alterações no padrão geral de circulação atmosférica no planeta. A estação começa com o Pacífico sob uma condição de neutralidade, mas já com águas mais quentes do que o normal que pode levar a um episódio de El Niño nos próximos meses.

A primavera deve ter chuva com volumes acima da média na maioria das regiões do Estado. Episódios de chuva volumosa e intensa são esperados com acumulados de precipitação muito altos em curto período. Por isso, a MetSul Meteorologia destaca um risco maior do que o normal de cheias de rios e enchentes na primavera deste ano. Já neste fim de setembro se espera que o Rio Grande do Sul registre um evento de chuva com volumes muito elevados e com potencial de determinar cheias.

Segundo a MetSul, a primavera é o período com maior frequência de tempestades, não raro severas com intensos vendavais e granizo. Há precedentes de tornados. Em 2015, com El Niño, houve muitos temporais. Neste ano, com instabilidade mais freqüente, tempestades tendem a ser mais recorrentes. Inicialmente associados à incursões tardias de ar frio na estação, os temporais na segunda metade da primavera decorrerão da combinação de forte calor e umidade.

Como estação de transição para o verão, na primavera aumenta a frequência de dias de calor e diminui os de frio. O começo da estação ainda tem características mais amenas e o final já tem padrão de verão. Os dias de calor aumentam, especialmente entre novembro e dezembro, quando algumas jornadas podem ser muito quentes com possibilidade de ondas de calor. “A tendência é de uma primavera com temperatura perto ou um pouco acima da média, mas entre novembro e dezembro podem ocorrer alguns períodos de calor muito intenso”, destaca a MetSul.

O típico contraste térmico entre ar frio na costa e ar quente no continente acentua o vento da tarde para a noite do quadrante Leste no decorrer da primavera, sobretudo em outubro e novembro, o que rendeu a expressão “Vento de Finados”.

Processo Seletivo Simplificado

Prefeitura de Camaquã convoca 2 aprovados no processo seletivo da Educação

Convocados têm dois dias úteis para se apresentarem no setor de recursos humanos da SMED

Hoje
Previsão do tempo

Veja como será o tempo nesta quinta-feira (9) em Camaquã

Temperaturas devem cair em todo o RS

Hoje
Mudança de endreço

É alterada temporariamente a sede da Brigada Militar em São Lourenço do Sul

Para emergência ligue (53) 98406 7221 ou chame no WhatsApp pelo (53) 3251 1407

Hoje
Enchentes no RS

Governo não recusou ajuda do Uruguai, afirma Secretaria de Comunicação Social

Helicóptero do país vizinho ajuda nas operações de resgate do RS

Hoje
Janta solidária

Clube Garrucha realiza janta solidária para ajudar vítimas das enchentes no RS

Valor arrecadado será destinado às pessoas que foram atingidas em Arambaré e Santa Rita do Sul

Hoje
Alagamentos

Após enchentes, cavalo fica ilhado em cima de casa em Canoas

Situação foi registrada por um helicóptero que sobrevoava o local

Hoje