Geral

Orquestra de Câmara Getúlio Vargas completa 15 anos de história

Passeios de integração, concurso para o logo e mostra histórica estão entre as comemorações
Publicado: 09/10/2018 às 23:51 | Atualizada: 17/11/2020 às 13:11 | Ascom PM Camaquã / Fotos: PMC/Divulgação
Juares da Luz

Durante este ano em Camaquã, ocorrem diversos eventos em comemoração aos 15 anos da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas (OCGV). Entre eles está o concurso para escolher o logo da Orquestra. O concurso é aberto a todos os moradores e estudantes das escolas pertencentes à área de abrangência do CRAS Getúlio Vargas. As inscrições vão até o dia 11.

Os integrantes da Orquestra também realizaram recentemente dois passeios culturais que fazem parte das festividades. No dia 27 de setembro, o grupo esteve em uma visita de integração com a Orquestra Estudantil do Ginásio Do Areal na cidade de Pelotas. Lá, foram recebidos pela maestra Lys Márcia Ferreira e puderam tocar juntos várias músicas.

O maestro Gil Soares da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas, e Lys fizeram relatos sobre as peculiaridades de cada projeto e os desafios e alegrias de se trabalhar com música com crianças e adolescentes.

Participaram também do encontro o professor de violino da UFPel Tiago Ribas e a professora Liu Ying que é professora do curso de música da Universidade Federal do Ceará, além de alguns acadêmicos do curso de Música da UFPel. “Foi uma experiência muito enriquecedora para os integrantes da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas e todos os presentes”, comenta a psicóloga do CRAS Getúlio Vargas, Taiane Ávila.

Outra experiência enriquecedora para a bagagem dos alunos da OCGV ocorreu no dia 2 de outubro. Foi a vez de assistir, em Porto Alegre, ao Concerto Didático da Orquestra Jovem da OSPA na recém inaugurada sala de concertos Casa da Música, nova sede da orquestra.

Na oportunidade, participaram os funcionários, equipe técnica, coordenação, alunos da Escola de Música Éverton Peter e integrantes da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas em um dia de muita integração, descontração e aprendizagem.

A coordenadora do CRAS Getúlio Vargas, Clair Rodrigues, agradeceu em nome toda a equipe a colaboração e o apoio recebidos da Secretaria Especial da Mulher, Trabalho e Desenvolvimento Social para a realização destas atividades: “Foi emocionante ver nossas crianças da escola de música e da orquestra felizes, agradeço aos pais e responsáveis por confiar seus filhos aos nossos cuidados e também a todos que se esforçaram para que nossas crianças tivessem esse enorme aprendizado”, comentou Clair.

Concurso

Para se inscrever, cada participante deverá entregar a sua criação individual de logotipo que represente de forma criativa e inédita a Orquestra de Câmara Getúlio Vargas, no formato desenho ou digital, juntamente com a autorização de participação, impressa e assinada, em caso de menores de idade, para o diretor da escola ou para a coordenação do CRAS Getúlio Vargas. Caso seja digital, a criação poderá ser encaminhada para o e-mail crasgv@gmail.com, e anexar a autorização assinada e escaneada, em caso de ser menor de idade.

Os desenhos devem ser apresentados em folha sulfite, sem rasuras, A4, na orientação paisagem (horizontal), colorido. No formato digital deve ser em tamanho A4, na orientação paisagem (horizontal), colorido, podendo ser nos formatos .ai, .eps, .jpeg, .png.

A Comissão Avaliadora realizará a seleção das criações que simbolizem melhor o trabalho da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas e os selecionados participarão de votação popular que acontecerá durante a Feira do Livro de Camaquã, de 17 a 21 de outubro, na qual a Orquestra de Câmara Getúlio Vargas fará a abertura e onde haverá uma Mostra do Acervo Histórico da OCGV.

No dia 21, último dia da Feira do Livro, os votos serão apurados e será divulgado o trabalho vencedor. O logotipo será anunciado publicamente nos meios de comunicação do CRAS e município e será veiculado nas atividades em comemoração aos 15 anos da OCGV.

Consequência das chuvas

Governador do RS projeta desastre pior do que em 2023 e alerta população

Leite enfatizou que as pessoas que moram em áreas de risco devem deixar suas casas e procurar abrigo em um local seguro

Ontem
Consequência dos temporais

Corsan cede maquinário para agilizar liberação da RS-401

Equipes da Corsan seguem acompanhando a cheia dos rios na região e monitorando os reservatórios e os pontos de captação de água para abastecer São Jerônimo e Charqueadas

Ontem
Consequência dos temporais

ANEEL informa a situação das usinas no Rio Grande do Sul

Comunicado foi emitido nesta quarta-feira (1º)

Ontem
Enchentes

Fortes chuvas causam alagamento na estrada da esquina da Pacheca em Camaquã

As fotos foram registradas por internauta do Blog do Juares, no final da tarde desta quarta-feira (1º)

Ontem
Consequência dos temporais

Região do Vale do Rio Pardo fará unificação de pedidos ao governo do RS e União

Grupo formado por prefeitos, deputados estadual e federal, autoridades de segurança pública e gestores decidiu pela unidade na pauta de pedidos dos municípios atingidos pela enchente no Vale do Rio Pardo

Ontem
Consequência dos temporais

Encruzilhada do Sul declara situação de emergência nesta quinta em função das fortes chuvas

Pelo menos 650 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pela situação climática, conforme dados da Defesa Civil do município

Ontem