Geral

VÍDEO: uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito

Para alertar os motoristas sobre o perigo de usar o celular enquanto dirigem, o Detran lançou a campanha
Publicado: 12/10/2018 às 19:03 | Atualizada: 04/11/2020 às 16:02 | Secom / Pedro França/Divulgação Agência Senado
Juares da Luz

Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) revelam que o uso do celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro, ficando atrás somente do excesso de velocidade e da embriaguez ao volante. Estudos apontam que as reações dos motoristas ficam até 35% mais lentas enquanto leem ou escrevem mensagens de texto. Vale lembrar, ainda, que o Código de Trânsito Brasileiro tipifica como infração gravíssima o manuseio do celular ao volante.

A conduta, apesar de parecer inofensiva para algumas pessoas, é responsável por cada vez mais acidentes, com e sem vítimas. De acordo com o Detran-RS, foram 54.563 infrações registradas em todo estado entre janeiro e setembro de 2018, todas relacionadas ao uso do telefone móvel.

No ano passado inteiro, 76.829 condutores foram autuados por estarem usando o celular, seja para fazer ligações, mandar mensagens de texto ou áudio, mexer em aplicativos, usar a internet, entre outros. Falar ao celular utilizando a conexão via bluetooth também é proibido por lei.

Para alertar os motoristas sobre o perigo de usar o celular enquanto dirigem, o Detran lançou a campanha "Uma mensagem pode interromper a sua vida". O material está sendo divulgado em emissoras de televisão e rádio, na internet e em mídias externas, como outdoors e carregadores de celular oferecidos aos clientes em bares e restaurantes. São vídeos, áudios e demais peças publicitárias para mostrar os riscos e as consequências do uso do aparelho ao volante. A mobilização segue até o final de outubro.

O tema da campanha foi escolhido com base nos resultados da pesquisa “Qual é o trânsito que você quer no Rio Grande do Sul?”, respondida por 7,8 mil gaúchos no primeiro semestre de 2018. O levantamento mostrou que o costume de mexer no celular enquanto se dirige é considerado o comportamento mais arriscado no trânsito atualmente.

Campanha alerta sobre celular ao volante

Campanha do DetranRS e do Governo do RS alerta os condutores sobre os riscos e consequências do uso do celular ao volante. Uma mensagem pode interromper a sua vida. Ao dirigir, não use o celular.

Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Hoje
Solidariedade

Prefeitura de Camaquã envia veículos para ajudar na remoção de vítimas de Guaíba e Eldorado do Sul

Prefeito Ivo de Lima Ferreira disponibilizou o Ginásio Municipal de Esportes para acomodar os atingidos pelas enchentes

Hoje
Solidariedade

Saiba onde realizar doações para ajudar os mais afetados pelas enchentes em Camaquã

Confira na matéria o que doar!

Hoje
Explosão em posto de Porto Alegre

Explosão em posto de combustíveis deixa feridos na Zona Norte de Porto Alegre

Fato aconteceu na Avenida Cairú neste sábado (4)

Hoje
Profissionais inscritos como voluntários

Sete mil profissionais de saúde já se inscreveram como voluntários para atuarem nos municípios atingidos no RS

São 946 voluntários inscritos até o momento e que moram fora do estado, incluindo 244 de São Paulo, 164 de Santa Catarina e 103 do Paraná

Hoje
Temporais no SC

Santa Catarina segue com chuva e previsão de enchente e ventos fortes

Um homem morreu na sexta-feira em decorrência dos temporais

Hoje