Política

Frente Parlamentar discute em reunião soluções para problemas de drenagem e alagamentos em Camaquã

Foram discutidos, entre outros pontos, a necessidade de estudo hidrológico e a inserção e atualização de questões relacionadas ao saneamento básico no PDU para avanço nos trabalhos
Publicado: 17/10/2018 às 15:11 | Atualizada: 10/11/2020 às 05:36 | Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza / Fotos: Júlio Souza
Juares da Luz

A Frente Parlamentar que trata dos Assuntos Relacionados aos Alagamentos  no Município se reuniu na tarde dessa terça-feira (16) no Plenário da Câmara Municipal. O grupo de trabalho, que foi criado em 2017, tem o objetivo de buscar soluções para os problemas de drenagem em Camaquã. 

Na atividade participaram servidores de carreira, secretários e ex-secretários do Poder Executivo, representantes de entidades da sociedade civil organizada e membros do Poder Legislativo. A promotora Camile Balzano de Mattos também participou da reunião. 

Na pauta estiveram assuntos relacionados ao estudo hidrológico que precisa ser realizado no município, a necessidade da implantação de um departamento de saneamento e a inserção e atualização de questões relacionadas ao saneamento básico no Plano Diretor Urbano do Município ou a criação de um Plano Diretor de Manejo das Águas Pluviais. 

Posição da Promotoria 

Após a apresentação de tópicos da legislação vigente que regra o tema no país, no estado e no município a promotora Camile Balzano de Mattos disse que “é importante ter uma Defesa Civil forte e atuante em Camaquã”. Ela relatou que a participação na reunião  teve o objetivo de fiscalizar, em nome da sociedade, o que tem sido feito para evitar e solucionar os problemas de drenagem em Camaquã. 

Camile enfatizou que “os trabalhos devem ser realizados com agilidade, pois, há carência dessas obras no município. Muitas pessoas procuram a Promotoria de Justiça para buscar auxílio referente às questões de saneamento”. 

Sugestões de ações 

O presidente da Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Camaquã (APROMAC), Renato Zenker, disse que “é fundamental realizar o tratamento de esgoto, com a criação de pelo menos uma estação de tratamento, e mapear e solucionar problemas em áreas de ocupação irregular em Camaquã”.

Em nome do Poder Executivo, o secretário municipal do Meio Ambiente, Gilberto Wiatrowski, argumentou que " não há como dar passos para solucionar os problemas de alagamento no município sem ter o estudo hidrológico municipal realizado".   

O secretário da Frente Parlamentar que trata dos Assuntos Relacionados aos Alagamentos,  vereador Vinícios Araújo (MDB),  declarou que “o estudo é importante, mas, é preciso agir em pequenas atividades que são possíveis de se solucionar a curto prazo como a limpeza de canos e tubulação, bem como, a fiscalização e a aplicação de multas pelo descarte irregular de lixo”.  

Revisão do Plano Diretor 

Uma equipe técnica da prefeitura está trabalhando na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e no Código de Obras. Ambos estão sendo reformulados e atualizados para auxiliar e regrar, entre outros temas,  questões relacionadas ao saneamento básico e ao meio ambiente. 

Porém, segundo a servidora pública municipal e engenheira, Raquel Boeira, " é  preciso que a estrutura administrativa, dentro da prefeitura, seja revista para que os trabalhos e as ações sejam efetivas quanto ao planejamento e ao crescimento da área urbana da cidade", defende.  

O empresário e presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor, Marco Pires, esclarece que “ dentro do Plano Diretor Urbano não está contemplado  o Plano Diretor de Drenagem Urbana. Sugiro que seja inserido o Plano Diretor de Drenagem Urbana e que tudo fique em um único documento”, finaliza.

Dados de pesquisa 

O engenheiro ambiental, Luis Carlos Evangelista, que defendeu tese de mestrado baseada em estudo realizado em Camaquã apresentou informações sobre os resultados da pesquisa e fez sugestões, como a

criação de bacias de retenção de água, para se evitar enchentes. Ele também defendeu a realização do estudo hidrológico do município para se avançar na questão ligada aos alagamentos. 

A Frente Parlamentar que trata dos Assuntos Relacionados aos Alagamentos é composta pelo presidente, o vereador Marco Longaray (PT), pelo vice-presidente, o vereador Ilson Meireles (PP),  e pelo secretário, o vereador Vinícios Araújo (MDB).

São membros do grupo de trabalho os vereadores Fabiano Medeiros (PDT), Nilza Puschnerat (PDT), Luciano Delfini (PTB), Claudinho de Abreu (MDB), Ronaldinho Renocar (PP),  e o convidado especial é o vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Claiton Silva (PDT).

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

Ontem
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

4 dias atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

5 dias atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás