Esportes

Com time reserva, Grêmio empata com o América-MG em BH

Tricolor saiu atrás, mas buscou empate em pênalti batido por Jean Pyerre
Publicado: 20/10/2018 às 18:34 | Atualizada: 07/11/2020 às 10:22 | Correio do Povo / Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Juares da Luz

O Grêmio conseguiu somar um ponto na Arena Independência diante do América-MG neste sábado (20) em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida em que o técnico Renato Portaluppi poupou todo o time titular, o Tricolor saiu atrás no primeiro tempo com um gol de Juninho, mas buscou o empate na etapa final em pênalti batido com categoria pelo jovem Jean Pyerre. 

Com o empate, o Grêmio chegou a 52 pontos no Campeonato Brasileiro e entrou, pelo menos de forma momentânea, no G4 do Brasileirão. O América-MG segue em 15º, agora com 34, apenas três pontos acima da zona de rebaixamento. 

O Tricolor agora volta suas atenções para a Libertadores da América, competição em que irá encarar o River Plate na próxima terça-feira, às 21h45min, no Monumental de Núñez em partida de ida da semifinal.  

O jogo 

Com o time titular poupado para o confronto com o River Plate pela Libertadores, o técnico Renato Portaluppi mandou a campo uma escalação bastante improvisada para enfrentar o América-MG. O Tricolor teve o lateral Juninho Capixaba no meio-campo e o volante Kaio fazendo uma função de meia aberto pelo lado direito. A falta de entrosamento pesou e o time teve muita dificuldade na primeira etapa. 

A etapa inicial foi fraca no Independência. A primeira finalização da partida aconteceu apenas aos 19 minutos. E foi do América-MG. A jogada começou pelo lado esquerdo com passe de Carlinhos, Luan deu um toque de calcanhar no meio do caminho e deixou Giovanni em boa condição dentro da área. O atacante tentou tirar de Paulo Victor, que fechou bem o ângulo, e acabou mandando para fora. 

O lance fez o América acordar na partida. A equipe mineira começou a se impor e levar mais perigo. Aos 28, o gol só não saiu graças a Paulo Victor. Novamente a jogada começou pela esquerda, Gerson Magrão invadiu a área e bateu cruzado. O goleiro gremista pulou no canto e fez a defesa. 

Paulo Victor, porém, não pôde fazer nada aos 37 minutos. O América-MG conseguiu envolver a defesa do Grêmio em mais uma jogada pelo seu lado esquerdo de ataque. A bola chegou até Carlinhos, que cruzou com perfeição para Juninho, que apareceu antes de Marcelo Oliveira para finalizar sem chances para Paulo Victor, 1 a 0. 

O América ainda teve mais uma oportunidade antes de intervalo com Luan. Em uma cobrança de escanteio, Messias desviou e o camisa 11 apareceu sozinho dentro da pequena área, mas lá estava Paulo Victor. O goleiro saiu de forma arrojada e conseguiu fazer a defesa. 

O placar de 1 a 0 acabou saindo barato para o Grêmio, que só conseguiu acertar uma finalização no alvo nos primeiros 45 minutos. E ainda assim foi um chute fraco de Jean Pyerre, que o goleiro João Ricardo defendeu sem muita dificuldade. 

Grêmio melhora e empata  

As duas equipes voltaram sem trocas para o segundo tempo. Mesmo sem mudanças, o Grêmio melhorou na partida. O Tricolor iniciou a etapa final em busca do gol de empate. 

Improvisado no meio-campo, o lateral Juninho Capixaba foi o protagonista das principais ações ofensivas do Grêmio. Aos 9, ele recebeu um passe pelo lado direito da área e bateu por cima do gol de João Ricardo. Logo depois, o Tricolor teve a chance em chute de Kaio, que o goleiro do América-MG mandou para escanteio. 

Vendo o Grêmio superior, Renato Portaluppi tornou seu time mais agressivo com a entrada de Pepê no lugar de Marcelo Oliveira. Juninho Capixaba foi então jogar na lateral mas não deixou de ser ofensivo. Aos 19, uma iniciativa dele gerou o gol do Grêmio. Juninho invadiu a área do América e foi derrubado por Aderlan. O garoto Jean Pyerre assumiu a responsabilidade e bateu o pênalti com categoria para empatar a partida, 1 a 1. 

Logo após o gol do Grêmio, o técnico Adilson Baptista mandou o centroavante Rafael Moura a campo na tentativa de voltar a ter presença ofensiva. Ele entrou no lugar de Gerson Magrão. Renato queimou suas últimas trocas de uma vez só aos 32. Douglas e Vico entraram nos lugares de Jean Pyerre e Kaio. 

Apesar das iniciativas dos dois técnicos em trocas ofensivas, o jogo teve poucas jogadas na reta final do segundo tempo. Grêmio e América-MG insistiram, mas as iniciativas terminavam em erros no último passe. O empate acabou ficando de bom tamanho pelo que as duas equipes produziram. Uma curiosidade da partida foi que o árbitro Luiz Flávio de Oliveira não deu nenhum cartão durante os 90 minutos. 

Brasileirão - 30ª rodada 

América-MG (1)

João Ricardo; Aderlan, Matheus Ferraz, Messias, Carlinhos; Zé Ricardo, Juninho (Leandro Donizete), Gerson Magrão (Rafael Moura), Matheusinho, Luan (Ruy); Giovani. Técnico: Adilson Baptista. 

Grêmio (1)

Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan, Marcelo Oliveira (Pepê); Matheus Henrique, Michel, Kaio, Juninho Capixaba; Jean Pyerre e Thonny Anderson. Técnico: Renato Portaluppi. 

Gols: Juninho (37min/1T); Jean Pyerre (20min/2T)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Local: estádio Independência, em Belo Horizonte.

Adiamento

CBF adia jogos dos times do RS até a próxima segunda (6)

Situação acontece devido aos eventos meteorológicos no Estado

3 dias atrás

Copa do Brasil: Grêmio não joga bem e empata com Operário; Inter x Juventude é transferido

Tricolor gaúcho com pouca inspiração ficou no 0 a 0 com o Fantasma paranaense. Jogo do Colorado foi transferido devido às enchentes no RS

4 dias atrás
Copa do Brasil 2024

Grêmio estreia na Copa do Brasil 2024 diante do Operário (PR)

Confronto acontece na noite desta terça (30), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná

5 dias atrás
Brasileirão

Inter empata em 1 a 1 com o Atlético-GO pelo Brasileirão

Jogo aconteceu na noite deste domingo (28)

1 semana atrás
Brasileirão

Inter joga contra o Atlético-GO no Beira-Rio, pelo Brasileirão

Veja horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

1 semana atrás
Brasileirão

Em jogo polêmico, Grêmio é derrotado pelo Bahia no Brasileirão

Partida aconteceu na noite desse sábado (27)

1 semana atrás