Cultura

HISTÓRIA: “O Cerco - Uma guerra contra o Império”

O documentário que faltava sobre a Revolução Farroupilha
Publicado: 24/10/2018 às 18:50 | Atualizada: 06/11/2020 às 22:23 | Assessoria de Imprensa / Foto: Juares da Luz / Blog do Juares
Juares da Luz

O cerco militar imposto pelo exército republicano a Porto Alegre, um dos mais dramáticos e violentos episódios da Revolução Farroupilha (1835-1845), é o tema do documentário independente para cinema e televisão “O Cerco - Uma guerra contra o Império”. 

- Entre tantos acontecimentos impactantes da época, explica o diretor Luiz Fonseca, escolhemos essa história, porque além de representar em si mesmo um episódio apaixonante e dramático, capaz de emocionar o público, ao mesmo tempo envolve questões atuais e universais. Uma das principais causas da revolta foi a relação de dependência existente entre as províncias e o poder central opressor. Um pacto federativo econômico e socialmente injusto que se mantém ainda hoje em suas linhas gerais.

O diretor Luiz Fonseca esteve presente na 38ª Feira do Livro de Camaquã expondo o trabalho, no final de semana que passou. Na foto, ele aparece ao lado da produtora Maria do Céu Albuquerque e da diretora de Tursimo de Camaquã, Nilza Tessmann.

Mulher - O documentário procura ainda fazer justiça às mulheres que embora tivessem participado ativamente da revolução, inclusive no campo de batalha, foram esquecidas pela narrativa histórica. Uma delas foi a primeira mulher a fundar e editar um jornal no Brasil.

Imprensa - A imprensa da época, com sua linguagem violenta e militante foi responsável pela criação de um clima de exaltação ideológica e ódio político, preparando as consciências e o ambiente social para a guerra. 

Até o momento, gravaram depoimentos e entrevistas para o documentário “O Cerco - Uma guerra contra o Império”, os historiadores Moacyr Flores, Hilda Flores, Sergio da Costa Franco, Cláudio Moreira Bento e Vitor Ortiz. Mais os jornalistas Elmar Bones e Euclides Torres, a escritora Letícia Wierzchowski, o pesquisador Telmo Fortes e o professor Antonio Boero, diretor do Museo Sin Fronteras, em Rivera, Uruguai. 

“Espetáculo Inclusão”

“Espetáculo Inclusão” foi realizado na última terça no Cine Teatro Coliseu, em Camaquã

Evento contou com os alunos do projeto “Música Para Todos”

2 dias atrás
Homenagem

Ponto de cultura em memória de Barbosa Lessa é inaugurado em Camaquã

Evento aconteceu no dia que o município completou 160 anos

1 semana atrás
BJ em Poa

Blog do Juares visita Museu da Comunicação em Porto Alegre

Local fica aberto de segunda a sábado e a entrada é gratuita

1 semana atrás
Peça

Grupo de teatro camaquense realiza apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”

Evento aconteceu na última sexta-feira (19) no Cine Teatro Coliseu

1 semana atrás
Lei

Prefeitura de Tapes divulga edital da Lei Paulo Gustavo

Ação busca desenvolver a cultura no município

2 semanas atrás

Candidatas já podem se inscrever a Seniorin da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Seis vagas estão disponíveis para a missão de representar a terceira idade da festa

3 semanas atrás