Geral

Caravana da "Por Elas" passa pelo Bom Sucesso em Camaquã

Publicado: 29/10/2018 às 15:48 | Atualizada: 11/11/2020 às 06:12 | Ascom PM Camaquã / Foto: PMC/Divulgação
Juares da Luz

Com alegria, arte e informação a Caravana "Por Elas" passou na última sexta-feira (26) pelo CRAS Bom Sucesso, em Camaquã. O evento realizado pela RAM – Rede de Atenção à Mulher, em parceria com a Prefeitura e CRAS Bom Sucesso, contou com grande participação da comunidade e proporcionou diversas atrações.

No início da programação houve uma roda de conversa sobre saúde da mulher com a ginecologista Dra. Sandra Nunes. Ela destacou a importância dos exames como mamografia e pré-câncer na prevenção do câncer e diagnóstico antecipado. A médica alertou ainda para os fatores de risco como sedentarismo, tabagismo, álcool, sobrepeso e menopausa, entre outros. Sandra ainda tirou dúvidas da plateia e solicitou que o público atuasse como disseminador das informações corretas. “São exames que oferecem um benefício muito maior em vista do desconforto rápido que ocasionam”, pondera.

Na sequência, a psicóloga da Secretaria Especial da Mulher do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Laís Bazzo conversou sobre a violência contra a mulher, formas de prevenção e a importância da informação para saber se defender: “A violência evolui com um câncer, começa pequena com um grito, uma ofensa, um tapa e vai aumentando se não tomamos alguma medida”, afirmou. Ela fez ainda o convite para o grande evento de mobilização da RAM no dia 22 de novembro na Praça Donário Lopes.

O público acompanhou ainda a apresentação de integrantes da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas que trabalha a música como instrumento de socialização no CRAS Getúlio Vargas, e ainda do grupo de dança contemporânea do CRAS Bom Sucesso. As Pretas Perfeitas, grupo lançado em março de 2017, realizaram seu desfile exaltando a beleza da mulher em todas as suas formas. “Somos um grupo de 32 mulheres negras que atuamos na propagação e valorização da ideia de que o importante é cada um se amar do jeito que é”, comenta Cristiane Carrilho, uma das integrantes do grupo. Ela disse que o grupo está sempre aberto a novas participantes que poderiam entrar em contato com Cléia pelo telefone (51) 9927.4355.

O evento também contou com distribuição de suco e pipoca, e quiosques de informações relativas a serviços como PETI, CREAS e Cadúnico e marcação de exames de saúde.

Eleição

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

Para tirar primeiro título é preciso comparecer ao cartório eleitoral

Ontem
Previsão do tempo

Terça-feira (30) será marcada pela forte chuva em Camaquã

Inmet divulgou alerta de grande perigo para a Costa Doce

Ontem
Exame toxicológico da CNH

Terça (30) é o último dia para que condutores das categorias C, D e E realizem exame toxicológico

Mais de 3,4 milhões de condutores ainda estão em situação irregular em todo o Brasil, sendo que 168 mil são do RS

Ontem
Tempestades

Inmet divulga alerta de perigo de tempestades para a região de Camaquã

Medida é válida até a próxima quinta-feira (2)

Ontem
Como proteger a sua empresa

Onda de falências: 5 dicas para proteger a sua empresa

Ter alguns cuidados pode ser a diferença entre falir ou manter a empresa de pé, explica o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros

Ontem
Estelionato

Polícia Civil prende casal de estelionatários em Pelotas

Criminosos vendiam lençóis e praticavam golpes pela cidade

Ontem