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UFPel terá doutorado em História, já no primeiro semestre de 2019

Publicado: 30/10/2018 às 17:58 | Atualizada: 15/11/2020 às 04:03 | CCS UFPel / Foto: UFPel / Divulgação
Juares da Luz

Já no primeiro semestre de 2019, a UFPel terá em funcionamento o curso de Doutorado em História, recentemente aprovado pela Capes. O curso mantém a área de concentração do Mestrado, que é Fronteiras e Identidades, mas as linhas de pesquisa foram refinadas. Provavelmente serão 15  vagas. As inscrições ao processo seletivo devem ocorrer em janeiro ou fevereiro.

Conforme o coordenador do Programa de Pós-Graduação em História, Edgar Gandra, uma das metas para o novo nível é ter a participação de alunos estrangeiros. Quinze dos 18 professores do Programa estão aptos a lecionar no Doutorado. O mestrado existe desde 2009 e teve sua primeira turma em 2010, já tendo concluído 87 dissertações.

As linhas de pesquisa do Doutorado serão Estado: entre poder, tensões e autoritarismo; Trajetórias: entre identidades, memória e conflito social; e Imagens: entre iconografia, cultura visual e intermidialidade.

Perfil do egresso

O doutor em História formado na UFPel deverá apresentar o seguinte perfil no momento final de sua formação:

– Capacidade de analisar e interpretar a realidade social, política e cultural, em especial do país.

– Compreensão de conhecimentos teóricos e técnicos relacionados ao processo de investigação social, política e cultural.

– Afinidade com a atividade de pesquisa social e disposição para investigar e apontar alternativas que visem a transformações que resultem em melhorias nas condições de vida da sociedade.

– Consciência e compromisso em relação às boas práticas científicas.

– Domínio de procedimentos modernos de produção de um texto científico na área de humanidades, de modo a se habilitar para submeter artigos em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais.

– Aptidão para se atualizar na literatura historiográfica estrangeira, em no mínimo um idioma não ibérico.

Conforme o projeto do curso, será desejável ainda que o aluno desenvolva dinamismo, capacidade de questionamento, autonomia, gosto por desafios e resolução de problemas, objetividade, capacidade de trabalho em equipe, habilidade no uso de tecnologias de informação e de comunicação.

Fique atento a mais informações em https://wp.ufpel.edu.br/ppgh/ .

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