Geral

Militares do Exército realizam trabalho de mapeamento topográfico em Camaquã e nas cidades da região

Em entrevista, o 1º tenente, Eliton Filho, informa a população sobre as medições topográficas e a coleta de informações que estão sendo realizadas
Publicado: 01/11/2018 às 16:38 | Atualizada: 14/11/2020 às 03:53 | Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza / Foto: André Herzer
Juares da Luz

Militares do Exército Brasileiro, membros do 1º Centro de Geoinformação (1º CGEO), localizado em Porto Alegre, estão desenvolvendo trabalho de mapeamento topográfico em Camaquã e nas cidades da Região Centro-Sul do estado. O mapeamento da região pode servir de base para futuros estudos de engenharia, como a construção de rodovias ou zoneamento urbano. O trabalho que está sendo realizado permitirá uma atualização dos mapas da região que, segundo os militares, são da década de 1980.

Realizamos entrevista com o 1º tenente, Eliton Filho, para informar a população sobre as medições topográficas e a coleta de informações que estão sendo realizadas, nas áreas rurais e urbanas das cidades da região, até o dia sete de dezembro de 2018. Confira! 

Câmara Municipal - Em que consiste o trabalho que está sendo realizado em Camaquã e nas cidades da região? 

Tenente Eliton - O Exército Brasileiro está realizando o mapeamento da Região Funcional 1, que abrange Porto Alegre e regiões próximas. O trabalho consiste na atualização da base cartográfica do estado do Rio Grande do Sul. 

No período que se iniciou no dia 29 de outubro, e segue até o dia sete de dezembro deste ano, uma equipe de 25 militares está coletando informações da região para promover a atualização de bancos de dados geográficos do estado. Porém, se for necessário, o trabalho será prorrogado até janeiro de 2019. 

Câmara Municipal -  Quais instituições estatais estão envolvidas nesse trabalho conveniado? 

Tenente Eliton -  O trabalho é resultado de um convênio entre a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SPGG/RS) e o Exército Brasileiro.  

Câmara Municipal -   Qual o objetivo do mapeamento topográfico? 

Tenente Eliton -   O objetivo da atividade é atualizar a base cartográfica do estado e auxiliar o governo do estado no planejamento e tomada de decisões, além de obter informações atualizadas da região. 

Câmara Municipal -    Quais cidades são abrangidas pelo trabalho na região? 

Tenente Eliton -  As seguintes cidades estão sendo abrangidas pelo nosso trabalho que é feito nos perímetros urbano e rural: Camaquã, São Lourenço do Sul, Cristal, Amaral Ferrador, Chuvisca, Arambaré, Tapes, Dom Feliciano e Cerro Grande do Sul.  

Câmara Municipal - Quantas equipes militares estão trabalhando na região? 

Tenente Eliton -   Nós temos uma equipe formada por 25 militares, que está dividida em 08 grupos de trabalho de campo. 

Câmara Municipal -  Como os militares estão identificados e como é feito o contato com os proprietários dos locais nos quais são realizados os trabalhos? 

Tenente Eliton -    Todos os militares estão devidamente fardados e armados, com carteira de identificação militar e se deslocam em viaturas L200 de cor branca. Caso seja necessário entrar em alguma propriedade, o militar realiza contato com o dono ou caseiro e solicita a autorização para entrar na propriedade.  

Peço para os proprietários que estejam conscientes quanto à realização do nosso trabalho e que autorizem a entrada nas propriedades, pois, estamos apenas realizando um trabalho de atualização dos dados geográficos da região. O mapeamento é importante para todos.

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 5 de maio de 2024

Saiba o que seu signo reserva para você neste dia

Ontem
Reconstrução das rodovias no RS

Dnit inicia obras para devolver trafegabilidade nas BR-392 e BR 158 no RS

Trabalhos na BR-392 acontecem desde a noite de sexta (3); enquanto na BR-158 os serviços devem começar neste domingo (5)

Ontem
Ajuda às vítimas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Patram de Rio Pardo entregam mantimentos às famílias ilhadas

Pelo menos sete mil pessoas foram atingidas pelas águas no município

Ontem
Consequências dos temporais no RS

Defesa Civil confirma 62 mortes no RS; sete ainda estão em investigação

Ao menos 55 óbitos foram causados pelas enchentes no estado

Ontem
Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Ontem
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Ontem