Política

Três projetos e 2 requerimentos foram aprovados na sessão da Câmara de Camaquã nesta segunda

Projetos concedem títulos a cidadãos camaquenses
Publicado: 05/11/2018 às 22:15 | Atualizada: 14/11/2020 às 20:58 | Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza / Fotos: Júlio Souza
Juares da Luz

A 89ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Camaquã foi realizada nesta segunda-feira (5). 

Projetos aprovados 

Foi aprovado o  Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2018, de autoria do vereador Ilson Meireles (P), que concede o Título de Camaquense Honorário ao Sr. Solismar Paulo Freitas Fonseca. Solismar, durante a sua trajetória, já foi duas vezes presidente do IRGA, presidente e vice-Presidente da AUD, presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã e integrante da diretoria do Sindicato Rural de Camaquã. O homenageado também foi um dos fundadores do CITE 83 e participou da idealização da privatização da irrigação da Barragem do Arroio Duro. 

O Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2018, de autoria dos vereadores Luciano Delfini (PTB) e Nilza Puchnerat (PDT), também foi aprovado. Ele concede o Título de Cidadão Camaquense ao Sr. Marcelo Adriano da Silva (à esquerda na foto), nascido em Viamão, mas residente e domiciliado há 15 anos em Camaquã, atualmente é o gerente da Afubra no município.  

Marcelo diz que o título "representa o reconhecimento do trabalho realizado em Camaquã e nas cidades da região. Mas, principalmente, um presente em um momento muito especial que é a inauguração do novo Centro de Distribuição da Afubra, o qual vai ajudar a desenvolver mais a cidade”. “Sou grato a todos os vereadores pelo título e, em especial, ao vereador Luciano Delfine e a vereadora Nica Pushnerat", finaliza.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 5/2018, de autoria do vereador Claudinho de Abreu (MDB), que concede o Título de Cidadão Camaquense ao Sr. Gilmar Ehlert (à direita no foto), mais conhecido como “Pinguim” também foi aprovado. 

A homenagem é feita tendo em vista os relevantes serviços de cunho social prestados aos cidadãos camaquenses. Atualmente, "Pinguim" é o presidente, além de ter sido um dos fundadores, da Associação dos Transplantados e Doentes Renais Crônicos da Região Centro-Sul.   

Gilmar diz que "é uma honra receber esse título e isso faz com que a minha  responsabilidade para ajudar ao próximo aumente". Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Requerimentos aprovados 

O Requerimento com Apoio do Plenário nº 43/2018, de autoria do vereador Ilson Meireles (P), que solicita o envio de correspondência ao secretário da Segurança Pública do Estado, na qual pede a instalação de uma Delegacia Especial de Atendimento a Crimes Contra a Mulher e o Requerimento com Apoio do Plenário nº 44/2018, de autoria da vereadora Nilza Puschnerat (PDT), que requer o encaminhamento ao Poder Executivo do Projeto de Lei Sugestão o qual dispõe sobre o direito ao aleitamento materno, bem como a inclusão no Calendário Oficial do Município do Agosto Dourado, mês destinado para a realização de  campanhas de apoio e esclarecimentos sobre a amamentação foram aprovados com 14 votos favoráveis cada um.

Parecer da LOA 

Na sessão desta segunda-feira também foi lido o parecer de admissibilidade do Projeto de Lei nº 66/2018, de autoria do Poder Executivo, o qual estima a receita e fixa a despesa do Município de Camaquã para o exercício financeiro de 2019. 

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal será realizada no dia 12 de novembro. As atividades ocorrem no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 19h, e todos os interessados podem participar. A Câmara fica na Rua João de Oliveira, nº 147, no Centro.

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

5 dias atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

6 dias atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Em reunião, PDT define por maioria absoluta aliança com Progressistas em Camaquã

Encontro ocorreu na tarde deste sábado (20)

1 semana atrás
Seminário Eleições Municipais 2024

Seminário Eleições Municipais 2024 será realizado em Camaquã na próxima quinta-feira (25)

Evento acontece das 13h30 às 18h30 no Sindicato dos Bancários de Camaquã

1 semana atrás

Veja a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas 12 matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (15)

1 semana atrás