Esportes

Inter vence o América-MG e segue na perseguição ao Palmeiras

Em noite de boas atuações de Damião e Edenilson, Colorado faz 2 a 0 e mantém vice-liderança
Publicado: 15/11/2018 às 23:11 | Atualizada: 11/11/2020 às 03:04 | Correio do Povo / Foto: Fabiano do Amaral
Juares da Luz

Se a missão de correr atrás do Palmeiras é árdua, ao menos o Inter está fazendo a sua parte. O time colorado manteve a invencibilidade em casa nesta quinta-feira (15) e derrotou o América-MG por 2 a 0, sem maiores problemas, numa noite de grande atuação de Edenilson e Leandro Damião – autores dos gols da partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a vitória, a equipe de Odair Hellmann se mantém na segunda colocação, agora com 65 pontos – cinco atrás que o time paulista faltando quatro rodadas para o fim do Brasileirão. O Inter volta a campo no próximo domingo, no Rio de Janeiro, onde enfrenta o Botafogo. O América, penúltimo colocado com 34 pontos, recebe o Santos. Ambos os jogos serão no domingo, às 17h. 

Edenilson e Damião; Damião e Edenilson 

Ao apito inicial, o Inter se jogou para cima do adversário. E o América-MG salvou-se como pôde, tendo trabalho para rechaçar cinco escanteios nos cinco primeiros minutos. Em um deles, Edenilson bateu cruzado e se o goleiro João Ricardo não estivesse ligado, poderia ter sofrido um gol olímpico. 

O abafa durou uns 15 minutos, quando o América enfim conseguiu colocar a bola no jogo e pensar num jeito de tentar furar a barreira colorada – a equipe de Odair Hellmann se compactou na defesa, de forma a complicar os avanços mineiros. Trazendo os visitantes para frente, os colorados passaram a explorar os contragolpes, numa jogada que levaria perigo minutos a seguir. 

Em meio a um dos momentos de equilíbrio da etapa inicial, brilhou Edenilson. O meia recebeu na intermediária de ataque e, calmamente, esperou a movimentação de Leandro Damião para pifar o centroavante. A bola veio rasteira na área para o camisa 9 encher o pé e vencer o goleiro, abrindo o placar no Beira-Rio. 

O América, com o passar do cronômetro, voltou a se organizar þ não sem oferecer espaços generosos na defesa, como aos 42. No contra-ataque, Wellington avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Nico López completar de primeira, da meia-lua. João Ricardo voou no canto direito para defender. 

O gol perdido pareceu que faria muita falta no lance seguinte – o melhor do América. Gerson Magrão infiltrou para Carlinhos que cruzou rasteiro na saída de Marcelo Lomba para Rafael Moura. O ex-colorado – com o gol escancarado – não alcançou por questão de centímetros. O susto foi passageiro. Dois minutos depois, em novo contragolpe, Leandro Damião retribuiu a assistência e encontrou Edenilson entrando na área. O meia aguardou a saída de João Ricardo e bateu cruzado, antes de correr para o abraço. 

Segundo tempo mais lento 

A etapa final começou mais lenta e com o Inter mais à frente. O primeiro “uhh” da torcida saiu aos 7, quando Fabiano mandou na área e Damião virou e chutou forte, mas em cima da marcação que congestionava a pequena área. O América, porém, não estava morto. Aos 9, na falta de marcação, Rafael Moura dominou e chutou forte para Lomba se esticar e dar um tapinha. Ainda assim, a bola bateu na trave, assustando a torcida. 

Tal como em outros momentos do jogo, a resposta foi imediata. Segundos depois, Fabiano acionou Damião na área, que tocou para Nico López. O uruguaio desviou de calcanhar para Fabiano, de frente para o gol e na risca da pequena área. Na hora do chute, a marcação apareceu e travou a conclusão, que provavelmente seria o terceiro do Inter. 

Em ritmo mais lento, Odair mandou Rossi e, depois, Zeca, nas vacas de Wellington Silva e Fabiano – que não jogará contra o Botafogo por ter levado o terceiro cartão amarelo. O América, por sua vez, chegou a esboçar alguma pressão entre os 25 e os 30 minutos. Aos 27, no mesmo lance, Rafael Moura furou constrangedoramente dentro da área, logo antes de Ademir chutar firme e no canto e Moledo cortar antes da chegada de Marcelo Lomba. 

Mais para o fim do jogo, os colorados claramente adotaram a postura de aguardar os mineiros e sair nos contra-ataques. O que preocupou, porém, foi o lance aos 40, quando Leandro Damião precisou ser substituído na maca, sentindo dores. 

Brasileirão - 34ª rodada 

Inter 2

Marcelo Lomba; Fabiano (Zeca), Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenilson, Patrick, Nico López e Wellington Silva (Rossi); Leandro Damião (Jonatan Álvez). Técnico: Odair Hellmann 

América-MG 0

João Ricardo; Norberto, Ricardo Silva, Matheus Ferraz e Carlinhos; Zé Ricardo, Leandro Donizete (Juninho), Ademir (Robinho), Gerson Magrão (Giovanni) e Luan; Rafael Moura. Técnico: Givanildo Oliveira 

Gols: Leandro Damião (21/1), Edenilson (45/1)

Cartões amarelos: Rafael Moura; Fabiano

Árbitro: Wilton Sampaio

Adiamento

CBF adia jogos dos times do RS até a próxima segunda (6)

Situação acontece devido aos eventos meteorológicos no Estado

2 dias atrás

Copa do Brasil: Grêmio não joga bem e empata com Operário; Inter x Juventude é transferido

Tricolor gaúcho com pouca inspiração ficou no 0 a 0 com o Fantasma paranaense. Jogo do Colorado foi transferido devido às enchentes no RS

3 dias atrás
Copa do Brasil 2024

Grêmio estreia na Copa do Brasil 2024 diante do Operário (PR)

Confronto acontece na noite desta terça (30), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná

4 dias atrás
Brasileirão

Inter empata em 1 a 1 com o Atlético-GO pelo Brasileirão

Jogo aconteceu na noite deste domingo (28)

6 dias atrás
Brasileirão

Inter joga contra o Atlético-GO no Beira-Rio, pelo Brasileirão

Veja horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

6 dias atrás
Brasileirão

Em jogo polêmico, Grêmio é derrotado pelo Bahia no Brasileirão

Partida aconteceu na noite desse sábado (27)

6 dias atrás