Saúde

Atendimento em saúde é modernizado com informatização em rede em São Lourenço do Sul

Além da Secretaria da Saúde, o sistema já está implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e nos Caps, além da Unidade Cantagalo, no interior
Publicado: 11/01/2019 às 17:30 | Atualizada: 14/11/2020 às 02:39 | Decom SLS / Foto: PM SLS
Juares da Luz

Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Rudinei Härter recebeu em seu gabinete a secretária da Saúde Jaqueline Bergmann e a adjunta Adriane Martins, junto com a equipe da empresa GovBR, para apresentação do andamento da informatização em rede de todas as unidades de saúde.

Além da Secretaria da Saúde, o sistema já está implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e nos Caps, além da Unidade Cantagalo, no interior. Os agentes de saúde que trabalham com tablets também já estão com o sistema em funcionamento e o trabalho segue para a implantação nas demais unidades de saúde da zona rural.

O sistema permite o acompanhamento em tempo real dos atendimentos nas unidades, como foi apresentado ao prefeito, além de criar um detalhado banco de dados. “Esta é uma ferramenta importantíssima de gestão”, comentou a secretária Jaqueline Bergmann, pois o sistema cria relatórios com a realidade de cada unidade, estatísticas completas, dispensação de medicamentos, por exemplo, o que evita o desperdício em caso do paciente consultar em mais de uma unidade. “A dispensação de medicamentos é melhor controlada, assim como os pedidos de exames”, explicou Tadeu Ribarr, da empresa responsável pelo sistema. Outra ferramenta importante é quanto aos dados do paciente que ficam no sistema e podem ser verificados, mesmo que a consulta ocorra em outra unidade, como um histórico de saúde de cada paciente, o que aumenta a segurança e ajuda o médico no momento da consulta.

Ao final da apresentação, o prefeito Rudinei Härter disse estar feliz com o bom andamento da implantação do sistema, além de sua importância tanto para a gestão pública, que passa a ter maior controle, mais agilidade e econômica, quanto para o paciente. “Fico satisfeito. O sistema supera minhas expectativas”, resumiu o prefeito, ressaltando que trata-se de uma iniciativa para beneficiar a todos, tanto a gestão como a população. 

Avisos por SMS

Em breve o sistema enviará para os pacientes um SMS (mensagem de texto) para o celular, informando sobre o agendamento de consultas e exames. Isso começará como teste para eletrocardiograma e gradativamente será ampliado para todos os atendimentos. 

Agentes de saúde

Os agentes de saúde já estão utilizando os tablets para alimentação das informações em tempo real do sistema a cada visita domiciliar. Por isso, é importante que as famílias visitadas prestem aos agentes as informações solicitadas sobre saúde, assim como dados de documentos que são necessários para a alimentação do sistema e cadastro de cada paciente. 

Aplicativo para celular 

Nos próximos meses será criado também um aplicativo para smartphone que fornecerá aos pacientes suas informações sobre atendimento em saúde. Ao baixar o E-Cidadão, o paciente criará um usuário e poderá acompanhar as informações de suas consultas agendadas, assim como exames e disponibilidade de medicamentos na Farmácia Municipal, por exemplo. São Lourenço do Sul será o primeiro município da região com um aplicativo com esta funcionalidade.

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

5 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

5 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

6 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

6 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

6 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás