Geral

Mais de três mil pessoas estão fora de casa em função das chuvas no RS

Dos 11 municípios afetados, Alegrete é o que tem a pior situação
Publicado: 12/01/2019 às 15:26 | Atualizada: 03/11/2020 às 07:35 | Correio do Povo / Foto: Maurício Cavichioli Rodrigues / Especial / CP
Juares da Luz

O número de pessoas fora de casa em função das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, especialmente a Fronteira Oeste, passou de três mil. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, emitido na manhã deste sábado (12), 2297 pessoas estão desalojadas e outras 879 estão desabrigadas.

Conforme a Defesa Civil, 11 municípios registram danos em função das chuvas: Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Jaguari, Pedro Osório, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Francisco de Assis e Uruguaiana. Destes, nove já decretaram situação de emergência, sendo de São Gabriel o pedido mais recente. A cidade está sem abastecimento de água potável.

A pior situação, contudo, segue sendo de Alegrete, que contou com a elevação do rio Ibirapuitã na noite dessa sexta-feira. O manancial chegou a atingir 13,7 metros, por volta das 23h. Segundo a Defesa Civil, o município também está sem abastecimento de água potável.

Na manhã deste sábado, voltou a chover forte no Oeste do Estado. De acordo com informações da MetSul Meteorologia, o acumulado em Uruguaiana chegou a 51mm pouco depois das 12h30min. No município, o rio Uruguai, medindo 7,60m, atingiu neste sábado as primeiras casas. As famílias foram removidas para a Casa de Passagem da Secretaria de Desenvolvimento Social. A Defesa Civil, por meio do coordenador Paulo Woutheres, está monitorando a situação e informou que o manancial sobe em toda linha. A tendência é de mais chuva para a região ao longo do dia.

Desalojado x Desabrigado

A Defesa Civil é quem traz a definição dos termos. O desalojado foi obrigado a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação, em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre, e que, não necessariamente está num abrigo público. Pode estar na casa de parentes ou amigos. Já o desabrigado perdeu a sua unidade de habitação por dano ou ameaça de dano e está num abrigo público provido pelo governo.

Previsão do tempo

Chuva deve retornar ao RS nesta quarta-feira (08)

Em Camaquã, os termômetros oscilarão entre a temperatura mínima de 17 °C e a máxima de 26 °C

Ontem
Desalojados

Chega a 65 o número de famílias desalojadas em Tapes

Situação acontece devido à cheia na Lagoa dos Patos

Ontem
Barragens em situação de emergência

Cinco barragens ainda estão em situação de emergência no RS

Estruturas apresentam risco iminente de rompimento

Ontem
Prorrogação de IR

Receita Federal prorroga prazo de entrega da declaração do IRPF em 336 municípios do RS

Camaquã, Cristal e Tapes estão na lista anunciada nesta terça-feira (7)

Ontem
Cobrança abusiva no RS

MP cria canal para gaúchos denunciarem prática de preço abusivo após enchentes

Relatos indicam aumento dos valores de alguns produtos

Ontem
Tragédia

Após águas baixarem no Vale do Taquari, cenário de destruição é visto

Rio Taquari atingiu a marca histórica de 30 metros

Ontem