Saúde

Hábito é o principal fator de impacto na saúde

Dados do data Science da Sharecare mostram que estilo de vida pode impactar na saúde e qualidade de vida das pessoas
Publicado: 28/01/2019 às 11:41 | Atualizada: 14/11/2020 às 01:34 | Sharecare / Foto: Divulgação
Juares da Luz

Eliane Américo, analista de Qualidade, foi incentivada a perder peso por conta do próprio trabalho. Afinal, em sua função ela incentiva as pessoas a adquirirem hábitos de vida mais saudáveis. E isso acabou refletindo em sua própria decisão de buscar acompanhamento para emagrecer. Antes, ela pesava 122 kg, agora já eliminou 30 kg.

“A abordagem que temos com os participantes leva-os a uma reflexão que realmente mobiliza. Isso me chamou atenção e passei a fazer parte do grupo também. Propomos uma visão de bem-estar a longo prazo e mostramos caminhos. A mudança foi tão grande que ela faz parte do meu estilo de vida e isso faz com que evite recaídas e volte a engordar”, afirma Eliane, que recentemente foi promovida de coaching a analista de Qualidade.

Eliane fazia parte de uma pesquisa importante sobre saúde no Brasil: dados do Ministério da Saúde mostram que a obesidade cresceu quase 60% no país em 10 anos, passando de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016. O excesso de peso também subiu, de 42,6% para 53,8%, no mesmo período. O aumento da obesidade em todo o mundo é uma preocupação da Organização Mundial da Saúde, que vê um surto epidêmico da doença.         

Outra preocupação é com doenças que costumam estar associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão, já que o aumento do sobrepeso também pode significar o crescimento dessas doenças.

Dados do data Science da Sharecare apontam que os hábitos são determinantes para a saúde de um indivíduo (50%), seguido de fatores genéticos e ambientais, ambos com 20%. Por isso, a adoção de um estilo de vida saudável se torna tão importante para garantir qualidade de vida e maior produtividade.

Para virar esse jogo, a Sharecare desenvolveu o programa Coaching Preventivo oferecido a empresas, que visa justamente atuar nas principais mudanças de comportamento, prevenindo doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. Além de direcionar o participante para uma vida mais saudável e produtiva, contribuindo na redução dos gastos empresariais e operacionais com saúde.

As principais áreas de foco do programa são o controle do estresse, controle de peso e alimentação saudável, aliada à prática de exercícios. Com ele, a população tem à disposição equipes multidisciplinares de educação em saúde, compostas por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, que prestam suporte clínico e orientam práticas individuais nas áreas de foco do programa, além da prevenção de recaídas.

“Nossos consultores integram o conhecimento científico às metodologias de engajamento e mudança comportamental para ativar a motivação intrínseca de cada pessoa para a adoção de hábitos saudáveis”, explica César Antonio Tegon, diretor de Operações da Sharecare. 

Sobre a Sharecare

A Sharecare é uma empresa líder na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada, que oferece soluções para mais de 70 milhões de pessoas em 4 continentes. Com produtos que favorecem a prevenção e coordenação de cuidados em saúde e bem-estar, ela proporciona a cada pessoa o controle e acompanhamento personalizado da sua saúde, de forma dinâmica e fácil. A Sharecare inova constantemente, apresentando tecnologias premiadas, protocolos cientificamente validados e ferramentas de assistência consideradas como as melhores, ajudando provedores de saúde, empregadores e planos de saúde a reduzirem seus custos com saúde de forma ampla e eficaz para toda sua população.

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

5 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

5 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

6 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

6 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

6 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás