Educação

RS tem a maior queda em matrículas em tempo integral no Ensino Médio do país

Enquanto jornada ampliada cresce no Brasil, com incentivos a escolas públicas nessa modalidade, Estado vê número de matrículas diminuir 28,43%, como mostra o Censo Escolar 2018
Publicado: 06/02/2019 às 09:14 | Atualizada: 14/11/2020 às 00:10 | GaúchaZH
Juares da Luz

Na esteira da reforma do Ensino Médio, lançada com objetivo de, principalmente, combater a evasão e melhorar a qualidade da educação nessa etapa escolar, o governo federal apostou no incentivo a escolas de tempo integral. Prometeu recursos, pediu aos Estados que apontassem quais escolas públicas poderiam dar início ao ensino integral, afirmou que garantiria incentivos para que tudo se tornasse realidade. Dois anos depois, o número de matrículas na modalidade de fato teve um impacto: na soma das redes estaduais, aumentou 20% de 2017 para 2018. Apesar disso, três Estados registraram queda na quantidade de estudantes matriculados em tempo integral no Ensino Médio: Bahia, Rondônia e Rio Grande do Sul. E a maior diminuição foi no Estado gaúcho, havia 6.985 alunos em 2017, e o total caiu para 4.999 no ano passado — uma variação de 28,43%. Os dados fazem parte do Censo Escolar, que teve sua mais recente edição divulgada na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Questionada, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-RS) não aponta uma razão clara para essa queda. A Seduc indica, no entanto, que "foram identificados casos de mudanças de alunos da modalidade integral para a regular no turno da noite, por motivos pessoais, como entrada no mercado de trabalho, por exemplo".

A secretaria afirma que "os dados sobre o ano de 2018 estão em processo de apuração para que possam ser avaliados todos os principais indicadores, como matrículas, aprovações, reprovações, abandono, entre outros. O objetivo é identificar o impacto do ensino integral no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos".

O ensino em tempo integral é apontado por especialistas como uma forma de garantir mais qualidade na educação, uma vez que os estudantes têm mais contato com conteúdos escolares. É uma modalidade, contudo, mais cara. 

Aulas suspensas

Dom Feliciano suspende aulas nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino

Escolas Municipais de Educação Infantil continuam com funcionamento normal

2 dias atrás
Vestibular

UFRGS divulga datas das provas do vestibular 2025

Cronograma completo com o período de inscrição ainda não foi informado

3 dias atrás

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira (29)

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país

3 dias atrás
Enem 2024

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta (26)

Resultados dos pedidos serão conhecidos em 13 de maio

6 dias atrás
Greve

Professores de universidades e institutos federais iniciam greve nesta segunda (15)

Categoria quer reajuste de 22,71% em três parcelas de 7,06% por ano

2 semanas atrás

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Interessados devem fazer o pedido na Página do Participante

2 semanas atrás