Geral

Prefeitura de Camaquã realiza recolhimento de eletrônicos nesta sexta

Atividade ocorre na Praça Zeca Netto, até as 15h30
Publicado: 22/02/2019 às 13:10 | Atualizada: 10/11/2020 às 09:13 | Ascom PM Camaquã / Foto: PMC/Divulgação
Juares da Luz

A Secretaria do Meio Ambiente está realizando nesta sexta-feira (22), em parceria da empresa NatuSomos, o recolhimento de eletrônicos em Camaquã. A equipe estará até as 15h30 na Praça Zeca Netto, na Rua Olavo Moraes. Um caminhão da NatuSomos está no local para armazenar os equipamentos descartados.

Esse encaminhamento não representa custo para a Prefeitura que assinou um termo de parceria com a empresa NatuSomos de Horizontina, que realiza o transporte do material gratuitamente. Após a coleta, é realizada a descaracterização, separação e moagem do material que volta para as indústrias, transformando-se em matéria prima reutilizável no mercado.

Um dos colaboradores com a atividade foi Carmen Barbosa, moradora do bairro Jardim, que veio acompanhada do marido e do filho a fim de descartar uma TV. Ela conta que é a primeira vez que participa: “Vi na internet e quis aproveitar a oportunidade”.

Este recolhimento de lixo eletrônico produzido pelos munícipes é realizado pela Prefeitura, através da SMMA, desde 2013, quando foi implantada a logística reversa em Camaquã.

É importante que o lixo eletrônico tenha o seu descarte correto para evitar a contaminação da água e do solo. O descarte correto garante também o total reaproveitamento dos materiais e destinação correta dos mesmos. Ao descartar incorretamente, muitas vezes, os catadores acabam retirando somente o que é de fácil acesso e o que podem vender, deixando o resto do material em lugares inadequados e que acabam tendo elementos como metais pesados se misturando a natureza e contaminando-a. Os materiais utilizados na fabricação dos celulares, computadores, impressoras e periféricos, como o cádmio, níquel, chumbo, mercúrio, lítio e várias outras substâncias tóxicas, são altamente cancerígenos e até letais, caso sejam absorvidos por pessoas ou animais em grandes quantidades.

Para combater esse descarte incorreto é preciso que a população encaminhe seu material para a Secretaria do Meio Ambiente e também atue como fiscalizadora, denunciando possíveis descartes irregulares desses materiais.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3671-5379 ou diretamente no Centro Administrativo, Rua Manoel da Silva Pacheco, 496.

Previsão do tempo

Veja como será o tempo em Camaquã nesta terça-feira (7)

As temperaturas continuarão altas em todo o estado

Hoje
Ajuda para o RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções

Hoje
Alerta em Tapes

Prefeitura de Tapes emite alerta de evacuação para áreas de risco

Moradores da Vila dos Pescadores e Balneário Pinvest devem deixar as suas residências e procurarem um local seguro

Hoje
Espaço do Internauta

Internauta reclama de vazamento de água em bomba no Jardim das Flores, em Camaquã

Situação representa perigo para crianças que brincam nas proximidades, afirma morador

Hoje
Jonbet

Jonbet com Jogos Online

Hoje
Urgente

Lagoa dos Patos começa a avançar e inunda partes das cidades de Arambaré e São Lourenço do Sul

Recomendação do prefeito de Arambaré, Jardel Cardoso, é de que moradores dos bairros Caramuru e Cibislândia deixem as suas residências

Hoje