Cultura

Forte Zeca Netto será palco da abertura oficial do Ano Cultural 2019 de Camaquã

Publicado: 15/03/2019 às 15:42 | Atualizada: 17/11/2020 às 07:02 | Foto: PMC/Divulgação
Juares da Luz

Na terça-feira (19) acontecerá no Forte Zeca Netto, às 19 horas, a Abertura Oficial do Ano Cultural 2019 de Camaquã, apresentando a exposição “Registros e Memórias” e Happy hour com Lucas Campos.

Sobre o Curador Adriano Signorini Kath

Professor, historiador, pesquisador, mestrando em Memória Social e Bens Culturais, proprietário rural na região de ilhas do rio Camaquã, chão herdado de seus ancestrais maternos e paternos. Envolvido desde sua infância neste contexto cultural e histórico que abraça esta região do estuário do rio Camaquã, o autor dedica inteiramente suas pesquisas ao regionalismo. Expor, lembrar, reafirmar toda história que envolve este fragmento do município de Camaquã surge como objetivo principal ante o esquecimento irrompido da distância geográfica e demais adversidades que o tempo impõe ao local. Praticando o uso do método biográfico, periodicamente acontece visitações as famílias que tiveram seus ancestrais vivendo em diferentes ilhas, buscando firmar a singularidade de cada uma.

“...cada ilha tem sua história, as pessoas que encontro dividem comigo parte do passado de seus ancestrais, colonizadores que foram de grande valia no fomento a economia e sociedade camaquense, isto lá no século XVIII quando a atual região central do município inexistia...a estas pessoas todo meu agradecimento, esta exposição nasceu assim, pela contribuição de cada indivíduo consciente de que uma comunidade cresce imensuravelmente entendendo o seu passado pela preservação de suas memórias”.

A exposição “Registros e Memórias” que reproduz a experiência de visitar a sala da casa de alguém. Dada essa proximidade proposta pelo curador, ao examinar porta-retratos e resquícios de antigos ofícios, costurados com a história dessas famílias e suas moradas, passamos a conhecer um vasto universo de saberes e vivências únicas, as quais proporcionaram valores de grande relevância histórica e cultural para nossa região, para muito além do limite das ilhas.

Local: Forte Zeca NettoDe 20 a 28 de marçoHorário de visitação: Segunda-feira das 13:30 às 17:30De Terça à sexta-feira: 08h às 12h e das 13h30min às 17h30minTelefone para agendar sua visita: (51) 3671-5288

“Espetáculo Inclusão”

“Espetáculo Inclusão” foi realizado na última terça no Cine Teatro Coliseu, em Camaquã

Evento contou com os alunos do projeto “Música Para Todos”

4 dias atrás
Homenagem

Ponto de cultura em memória de Barbosa Lessa é inaugurado em Camaquã

Evento aconteceu no dia que o município completou 160 anos

1 semana atrás
BJ em Poa

Blog do Juares visita Museu da Comunicação em Porto Alegre

Local fica aberto de segunda a sábado e a entrada é gratuita

2 semanas atrás
Peça

Grupo de teatro camaquense realiza apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”

Evento aconteceu na última sexta-feira (19) no Cine Teatro Coliseu

2 semanas atrás
Lei

Prefeitura de Tapes divulga edital da Lei Paulo Gustavo

Ação busca desenvolver a cultura no município

3 semanas atrás

Candidatas já podem se inscrever a Seniorin da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Seis vagas estão disponíveis para a missão de representar a terceira idade da festa

3 semanas atrás