Geral

Outono começa no RS com queda de temperatura e chance de chuva

Estação deve ter marcas amenas e chuva excessiva entre maio e junho
Publicado: 19/03/2019 às 22:13 | Atualizada: 27/09/2020 às 00:50 | Correio do Povo / Foto: Jefferson Bernardes / PMPA / Divulgação CP
Juares da Luz

O outono começa nesta quarta-feira (20) no Hemisfério Sul. Na virada da estação, massa de ar frio precedida por frente fria avança pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia. O sol aparece com nuvens na maior parte do Estado, apesar de períodos de maior nebulosidade. O avanço da frente pode trazer chuva isolada, especialmente do Centro para o Norte do Estado.

O vento vira, pode soprar moderado com ocasionais rajadas, e a temperatura subirá menos. As minimas ocorrem à noite. A MetSul antecipa que as próxima noites devem ter frio no Estado, inclusive com mínimas abaixo de 10°C em algumas cidades.

As mínimas rondam os 11°C em São José dos Ausentes e os 14°C em Passo Fundo. As máximas, por sua vez, podem chegar a 24°C em Santa Cruz do Sul e a 25°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 23°C.

A estação começa com o Pacífico sob El Niño que vai influenciar o clima ao longo dos próximos meses. No decorrer do outono, a tendência é de aquecimento maior do Pacífico Equatorial Central, o que pode levar o El Niño a ter intensidade moderada ou mesmo forte.

O outono marca a expectativa pela chegada do frio, mas o começo da estação normalmente ainda tem características térmicas por vezes de verão. Alguns dias quentes são normais em abril e maio. Mesmo em junho podem ser esperados alguns dias de mais calor.

A expectativa é que o frio intenso tarde mais a chegar em 2019 e que abril, na sua maior parte, seja de temperatura acima da média. Neste ano, ademais, sob El Niño, a tendência é de um outono de chuva acima a muito acima da média, apesar de grande parte de abril com menos chuva.

São prováveis eventos de precipitação excessiva com volumes significativamente altos, o que traz alto risco de cheias de rios e enchentes. A probabilidade de chuva excessiva é maior durante maio e junho. Se no verão a chuva decorre muitas vezes da combinação de umidade alta e calor, no outono é gerada por frentes frias, frentes quentes e centros de baixa pressão. É a época do ano com menor ocorrência de temporais, mas o histórico mostra que em alguns casos podem ocorrer tempestades muito severas.

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para segunda, 6 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Ontem
Auxílio às famílias afetadas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Defesa Civil seguem com ações de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas

Ginásio Taborda continua recebendo doações de itens como: leite, fralda, lenço umedecido, água, colchão e alimentos não perecíveis

Ontem
Consequências dos temporais no RS

CEEE Equatorial informa que 178 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Municípios mais atingidos são: Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada e Viamão

Ontem
Evacuação de bairro em Porto Alegre

Bairro de Porto Alegre terá de ser evacuado após dique transbordar

Com 91 mil habitantes, bairro do Sarandi fica na Zona Norte da Capital Gaúcha

Ontem
Temporais no RS

20 mil vidas já foram salvas em trabalhos de resgate no RS

Números envolvem ações de militares das Forças Armadas, Defesa Civil, policiais, Bombeiros e voluntários numa integração entre Governo Federal, estado e municípios

Ontem
Enchentes no RS

Defesa Civil confirma 78 mortes causadas pelos temporais no RS

Outros quatro óbitos estão em investigação; 105 pessoas ainda estão desaparecidas

Ontem