Geral

Arambaré completa hoje 27 anos de emancipação

As festividades alusivas ao aniversário do município acontecem a partir das 16 horas, no Centro Cultural Inúbia
Publicado: 20/03/2019 às 11:08 | Atualizada: 17/11/2020 às 09:05 | Redação Blog do Juares / Foto: PM Arambaré
Juares da Luz

Arambaré completa 27 anos de emancipação política nesta quarta-feira. Em 20 de março de 1992, Arambaré – que antes era o 2º Distrito de Camaquã - foi emancipado da capital do arroz parboilizado e de parte do município de Tapes.

As festividades alusivas ao aniversário do município acontecem a partir das 16 horas desta quarta-feira de feriado municipal, no Centro Cultural Inúbia. Serão realizadas apresentações com roda de viola, Circo Arrepio, Ballet Nina Cecília e show sertanejo com Jevi e Jeferson, além de brinquedos infláveis para as crianças.

A ERS-350, que liga Camaquã com Arambaré, atualmente é pavimentada e tem cerca de 30 Km entre as duas cidades. 

História

O município de Arambaré inicialmente se chamava "Barra do Velhaco", por estar situada junto à Foz do Arroio Velhaco, em meados de 1938 passou a denominar-­se "Paraguassu" e, em 1945, adotou o nome de "Arambaré", que em uma tradução livre significa "Sacerdote que espalha luz". Nesta localidade, conhecida desde os tempos coloniais de 1714, moravam índios com costumes especiais - pescadores e comerciantes de peles que tinham mãos e pés bem desenvolvidos. Eram os índios Arachas, também conhecidos como Arachanes ou Arachãs, que na língua tupi significa "patos".

Por volta de 1763, casais açorianos vindos para o sul estabeleceram-­se na margem esquerda do estuário do Guaíba e na margem direita da Laguna dos Patos, fundando fazendas e charqueadas até o Rio Camaquã. Desde essa época, os habitantes do então distrito de Arambaré, uniram ­se na busca do desenvolvimento através da agricultura, da pecuária e, sobretudo, pelo grande potencial turístico e pela beleza natural da localidade, emancipada em 20 de março de 1992 do município de Camaquã e de parte do município de Tapes.

Com aproximadamente 4,5 mil habitantes, o município está a uma hora e meia de Porto Alegre (128 km), pertencendo à Região da Costa Doce. De grande beleza natural, muitas figueiras e árvores frondosas, cujas copas atingem até 50 metros de diâmetro, que propiciam agradável sombra à beira da Laguna dos Patos. Suas areias limpas e águas temperadas convidam a uma permanência maior em suas praias, tendo como resultado a reposição das energias.

No verão desfruta-se do agito, ao som de música ao vivo na orla. A economia local é baseada na agricultura, pecuária e turismo, sobretudo, pelo seu grande potencial e pela sua beleza natural ainda preservada, com aproximadamente 15 km de praia, Arambaré é considerada um "Pedaço do Paraíso".

Consequência dos temporais

Corsan cede maquinário para agilizar liberação da RS-401

Equipes da Corsan seguem acompanhando a cheia dos rios na região e monitorando os reservatórios e os pontos de captação de água para abastecer São Jerônimo e Charqueadas

Hoje
Consequência dos temporais

ANEEL informa a situação das usinas no Rio Grande do Sul

Comunicado foi emitido nesta quarta-feira (1º)

Hoje
Enchentes

Fortes chuvas causam alagamento na estrada da esquina da Pacheca em Camaquã

As fotos foram registradas por internauta do Blog do Juares, no final da tarde desta quarta-feira (1º)

Hoje
Consequência dos temporais

Região do Vale do Rio Pardo fará unificação de pedidos ao governo do RS e União

Grupo formado por prefeitos, deputados estadual e federal, autoridades de segurança pública e gestores decidiu pela unidade na pauta de pedidos dos municípios atingidos pela enchente no Vale do Rio Pardo

Hoje
Consequência dos temporais

Encruzilhada do Sul declara situação de emergência nesta quinta em função das fortes chuvas

Pelo menos 650 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pela situação climática, conforme dados da Defesa Civil do município

Hoje
Ronda na cidade

Sinaleira no centro de Camaquã não está funcionando

Situação acontece na Esquina Democrática, portanto, atenção redobrada aos motoristas que passam no cruzamento

Hoje