Geral

Combate a depressão e suicídio: a importância do apoio social que o CAICA exerce em Camaquã

O Centro de Atendimento Integral à Criança e Adolescente (CAICA) é um dos órgãos fundamentais que ajudam a combater doenças psicológicas entre crianças e adolescentes em Camaquã
Publicado: 23/03/2019 às 17:40 | Atualizada: 28/09/2020 às 00:47 | Daniel Larusso - Blog do Juares/ Foto: iStock
Juares da Luz

A depressão é a segunda doença que mais mata no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme a entidade, aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo tem depressão. As crianças e os adolescentes estão incluídos nestas estatísticas. 

No município de Camaquã também existem dados significativos sobre casos de depressão e tentativa de suicídio entre crianças e adolescentes, como divulgado pelo Centro de Atendimento Integral à Criança e Adolescente (CAICA) nessa quinta-feira (20). 

O Centro de Atendimento Integral à Criança e Adolescente (CAICA) é um dos órgãos fundamentais que ajudam a combater doenças psicológicas entre crianças e adolescentes em Camaquã. Além disso, o centro presta serviços de atendimentos psicossociais, fonoaudiológicos, psicopedagógicos e de promoção da cidadania. 

O CAICA é uma estrutura pública e tem atenção especializada voltada para as questões da criança e do adolescente, num projeto de coparticipação das Secretarias Municipais da Educação, da Saúde e da Assistência Social de Camaquã, que se caracteriza pela convergência de recursos e investimentos e a centralização de programas e serviços de atendimentos psicossociais, fonoaudiológicos e psicopedagógicos e de promoção da cidadania. 

O centro de atendimento presta serviço gratuito para toda a comunidade camaquense. Além de prestar apoio a alunos da rede municipal de ensino, o centro também está presente na rede estadual e privada. É a principal ferramenta que o município utiliza no combate às doenças psicológicas que afetam crianças e adolescentes. 

Projetos de extensão também fazem parte da metodologia de prevenção e de orientação de doenças psicológicas. Questões como bullying, valorização à vida, autoestima, sexualidade, direitos e deveres escolares, propostas, métodos e técnicas pedagógicas são abordadas em escolas no projeto “CAICA na escola” 

Em entrevista para o portal de notícias Blog do Juares, a coordenadora Fátima Fabiane Silveira, juntamente com a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Camaquã Sanay Trzeciak, explicam o trabalho que o centro de atendimento vem desempenhado, bem como orientações e debates sobre problemas psicológicos que assolam os jovens camaquenses. 

Confira a entrevista na íntegra no Blog Áudio: 

// 1&&parseInt(r[2],10)>=41),i&&!w&&(p&&!s&&i
Consequência das chuvas

Governador do RS projeta desastre pior do que em 2023 e alerta população

Leite enfatizou que as pessoas que moram em áreas de risco devem deixar suas casas e procurar abrigo em um local seguro

Ontem
Consequência dos temporais

Corsan cede maquinário para agilizar liberação da RS-401

Equipes da Corsan seguem acompanhando a cheia dos rios na região e monitorando os reservatórios e os pontos de captação de água para abastecer São Jerônimo e Charqueadas

Ontem
Consequência dos temporais

ANEEL informa a situação das usinas no Rio Grande do Sul

Comunicado foi emitido nesta quarta-feira (1º)

Ontem
Enchentes

Fortes chuvas causam alagamento na estrada da esquina da Pacheca em Camaquã

As fotos foram registradas por internauta do Blog do Juares, no final da tarde desta quarta-feira (1º)

Ontem
Consequência dos temporais

Região do Vale do Rio Pardo fará unificação de pedidos ao governo do RS e União

Grupo formado por prefeitos, deputados estadual e federal, autoridades de segurança pública e gestores decidiu pela unidade na pauta de pedidos dos municípios atingidos pela enchente no Vale do Rio Pardo

Ontem
Consequência dos temporais

Encruzilhada do Sul declara situação de emergência nesta quinta em função das fortes chuvas

Pelo menos 650 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pela situação climática, conforme dados da Defesa Civil do município

Ontem