Geral

Maio Amarelo busca conscientizar e educar para um trânsito mais seguro

Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito lançou a edição 2019
Publicado: 15/05/2019 às 17:27 | Atualizada: 14/11/2020 às 06:23 | Ascom PM Camaquã

A Campanha Maio Amarelo - movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito – teve o lançamento da edição 2019, no Brasil, no dia 24 de abril, em Vitória-ES. Já o encerramento, com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2019”, acontecerá no dia 28 de junho, em Natal-RN. Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)  e recomendado na Resolução nº 771/2019.

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo busca conscientizar e educar para que a sociedade entenda que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Além disso, o movimento nacional e internacional pauta o tema trânsito e estimula a participação da população, empresas, governos e entidades.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. 

Divulgação em 2019

A campanha de divulgação em 2019 propõe que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros. A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito.

Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

O movimento

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Convocação de professores

Prefeitura de Camaquã convoca dois aprovados no Processo Seletivo da Educação

Confira na matéria quem são os convocados!

Hoje
Trânsito

Dnit alerta para interrupção de tráfego na BR-116, em Esteio, a partir desta sexta-feira (3)

Atividades estão programadas para ocorrerem até as 18 horas de sábado (4)

Hoje
Abastecimento de água em Arambaré

Gerador da Corsan vai garantir abastecimento interrompido por falta de energia elétrica em Arambaré

Previsão de normalização do abastecimento é para a partir das 17h

Hoje
Furto

PC recupera oito pneus furtados de carreta em 2023 em Camaquã

Ação aconteceu no interior do município

Hoje
Crise

Governo do RS aciona Gabinete de Crise após aumento das chuvas e risco de inundações

Reunião aconteceu na sede da Defesa Civil nesta terça-feira (30)

Hoje
Temporal

CEEE Equatorial divulga novo boletim e informa que 67 mil clientes estão sem luz no RS

Camaquã é uma das cidades mais afetadads

Hoje