Política

Projeto regulamenta profissão de motoboy em Camaquã

Proposta do vereador Marcelo Gouveia (PSB) também regulamenta as atividades de vigilante comunitário
Publicado: 24/05/2019 às 13:25 | Atualizada: 14/11/2020 às 12:12 | Mayara Farias / Centro-Sul Notícias / Blog do Juares
Centro-Sul Notícias

Nesta sexta-feira (24) foi protocolado na Câmara de Vereadores de Camaquã o Projeto de Lei Legislativo nº 13/2019 que regulamenta as atividades de “motoboy” e profissionais de vigilância. A proposta é de autoria do vereador Marcelo Gouveia (PSB).

Segundo o projeto, para exercer a profissão é necessário ter completado 21 anos, possuir habilitação por pelo menos dois anos, ser aprovado em curso especializado nos termos da regulamentação do Contran e estar vestido com colete de segurança dotado de dispositivos retro refletivos.

O documento prevê que motocicletas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias somente poderão circular nas vias com autorização emitida pela Secretaria Municipal de Transportes que deve exigir: registro como veículo da categoria de aluguel, instalação de protetor de motor mata-cachorro destinado a proteger o motor e a perna do condutor em caso de tombamento, instalação de aparador de linha antena corta-pipas e inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança. A lei prevê ainda documentação específica para profissionais de vigilância comunitária.

A proposta prevê ainda que o contratante do motoboy deve firmar contrato de prestação continuada de serviço e é responsável solidário por danos cíveis por descumprimento das normas relativas ao exercício da atividade. Além disso, o projeto apresenta penalidades caso a lei seja descumprida.

Conforme Gouveia, as atividades são previstas na Lei Federal nº 12.009/2009, sendo atribuído ao município legislar no âmbito municipal. “O projeto é baseado na Lei Federal e trará dignidade a categoria”, afirma o vereador.

O autor do projeto afirma que a proposta surgiu após receber reclamações de empresários, especialmente ligados ao ramo de alimentação à noite, quanto a dificuldade de contratar motoboys. “A lei valoriza os profissionais comprometidos, não os aventureiros, e garante que empresários e clientes tenham mais segurança”, alerta Gouveia, explicando que há casos de motoboys utilizando até mesmo motocicletas de leilão nas entregas.

 

O projeto será encaminhado para análise das comissões, logo após, votado pelos vereadores em sessão plenária.

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

4 dias atrás
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

1 semana atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás