Política

Vice-prefeito e servidores denunciam vereador de Camaquã

Mano Martins (MDB) teria ameaçado registrar ocorrência policial por não ter acesso a documentos na Prefeitura
Publicado: 01/06/2019 às 01:07 | Atualizada: 17/11/2020 às 07:13 | Mayara Farias / Centro-Sul Notícias / Blog do Juares

A Prefeitura de Camaquã protocolou na Câmara de Vereadores um ofício solicitando que o Legislativo abra um Processo Disciplinar contra o vereador Mano Martins (MDB). O documento é assinado pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB). A informação foi obtida pelo site Centro-Sul Notícias, portal parceiro do Blog do Juares. 

Segundo os documentos obtidos pela reportagem, o vereador buscava dados sobre o veículo que realiza o transporte dos atendidos pelo Serviço de Acolhimento para Criança e Adolescente (Saica) e da Casa Lar que frequentam a APAE, através do Pedido de Informação nº 88. No entanto, em resposta enviada pelo Executivo, as planilhas de bordo do veículo não estavam completas, fato que motivou o vereador a buscar os dados junto a Secretaria Especial da Mulher, Trabalho e Desenvolvimento Social na última semana.

Conforme dados apurados, três servidores da secretaria realizaram Boletim de Ocorrência na Polícia Civil contra o vereador, incluindo o vice-prefeito, Jair Martins. 

Uma servidora acusa o vereador de gritar, bater com a mão na mesa e se exaltar ao pedir as informações, bem como ameaçar fazer um Boletim de Ocorrência por não obter os dados. Outro servidor acusa o vereador por perturbação da tranquilidade, pois teria tirado fotos da Kombi que ele dirigia e solicitado ver sua CNH. 

Já o Boletim de Ocorrência realizado pelo vice-prefeito, afirma que durante as visitas à secretaria, Mano Martins teria sido “acintoso, agindo de maneira a tumultuar os serviços e intimidar os servidores” e que o parlamentar havia dito que os servidores “estavam fazendo coisas erradas dentro da secretaria, ameaçando fazer uma ocorrência policial”. 

Em entrevista ao site Centro-Sul Notícias, Mano afirma ter provas que o inocentam das acusações e que serão apresentadas em sua defesa durante a apuração da denúncia. Segundo o vereador “pleitear direitos na justiça ou registrar ocorrência policial não são ameaças e sim, um direito de todo o cidadão”.onforme o Código de Ética, a denúncia será apurada pelos vereadores. Entre as sanções previstas estão desde advertência, destituição de cargo na Mesa ou em Comissões, suspensão temporária por 60 dias e até a perda de mandato.

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

2 semanas atrás
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

2 semanas atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

3 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

4 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

4 semanas atrás