Cultura

UFPel e Secretaria de Cultura do Estado assinam cooperação para restauro de pinturas do Museu de Piratini

A intenção é que, durante o processo de restauro, as pinturas sejam instaladas em um local aberto que possibilite a visita do público
Publicado: 11/06/2019 às 14:16 | Atualizada: 17/11/2020 às 06:57 | CCS UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) deverão assinar, nesta quinta-feira (13), um termo de cooperação técnico-científica que vai possibilitar o restauro de pinturas do Museu Histórico Farroupilha de Piratini. A formalização da parceria será às 18h30min, no estande da UFPel na Fenadoce. O ato é aberto ao público.

“Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha” e “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” serão as duas pinturas a que professores, técnicos e estudantes dos cursos de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Museologia estarão debruçados nos próximos meses. As obras e suas molduras, de grande dimensão, estão atualmente em Porto Alegre e passarão por um primeiro diagnóstico no local, antes de virem para a UFPel, onde passarão por exames variados, laboratoriais e com luzes especiais. Depois, começa o processo de restauro, que compreende higienização, reforço de borda, enxertos, reentelamento, remoção de repinturas, reintegração cromática, aplicação de camada protetora e montagem no local definitivo.

A intenção é que, durante o processo de restauro, as pinturas sejam instaladas em um local aberto que possibilite a visita do público. De acordo com a coordenadora do projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauro de Bens Culturais, professora Andréa Bachettini, a expectativa é de que as obras sejam entregues ao Museu de Piratini na Semana Farroupilha de 2020.

Obras

“Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha” tem autoria de Hélios Seelinger, com dimensões 3,80 x 5,70m. “Fuga da Anita Garibaldi a Cavalo”, de autoria de Darkir Parreiras, apresenta as dimensões 2,64 x 2,20m.

EquipeAndrea Lacerda Bachettini – Coordenadora

Francisca Ferreira Michelon – Coordenadora Adjunta

Docentes Colaboradores: João Fernando Igansi Nunes, Felipe Fehlberg Herrmann, Silvana de Fátima Bojanoski, Daniele Baltz da Fonseca, Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, Roberto Heiden e Thiago Sevilhano Puglieri

Técnicos-Administrativos Colaboradores: Fábio Galli Alves (técnico em Restauração), Keli Cristina Scolari (restauradora), Joana Soster Lizott (museóloga), Matheus Cruz (museólogo), Matheus Blaas Bastos (técnico em TI)

Discentes Colaboradores: Isis Fofano Gama (Conservação e Restauração de Bens Culturais), Kerllen Peres Cavalheiro (Conservação e Restauração de Bens Culturais), Lisiane Gastal Pereira (Museologia), Mario Fernando Ramos Marques (Conservação e Restauração de Bens Culturais), Marlene dos Santos de Oliveira (Museologia), Rafael Nolasco (Conservação e Restauração de Bens Culturais) e Sandra Cedrez Macedo Oliveira (Conservação e Restauração de Bens Culturais).

Homenagem

Ponto de cultura em memória de Barbosa Lessa é inaugurado em Camaquã

Evento aconteceu no dia que o município completou 160 anos

2 dias atrás
BJ em Poa

Blog do Juares visita Museu da Comunicação em Porto Alegre

Local fica aberto de segunda a sábado e a entrada é gratuita

5 dias atrás
Peça

Grupo de teatro camaquense realiza apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”

Evento aconteceu na última sexta-feira (19) no Cine Teatro Coliseu

6 dias atrás
Lei

Prefeitura de Tapes divulga edital da Lei Paulo Gustavo

Ação busca desenvolver a cultura no município

1 semana atrás

Candidatas já podem se inscrever a Seniorin da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Seis vagas estão disponíveis para a missão de representar a terceira idade da festa

2 semanas atrás

Cine Teatro Coliseu receberá “Espetáculo Inclusão” no dia 30 de abril em Camaquã

Espetáculo contará com alunos do projeto “Música Para Todos”

2 semanas atrás