Educação

Estudante gaúcha é finalista em premiação internacional com projeto para incentivar adoção tardia

Final do concurso, promovido por uma ONG global, ocorre de 28 de agosto a 1° de setembro em Viena, na Áustria
Publicado: 17/06/2019 às 15:49 | Atualizada: 13/11/2020 às 21:45
G1

A estudante Marcella Cesa Bertoluci, de 18 anos, moradora de Porto Alegre, é uma das finalistas de uma competição internacional com um projeto que ela criou para incentivar a adoção tardia. A final do concurso, promovido pela Junior Achievement, uma ONG global de empreendedorismo jovem, ocorrerá de 28 de agosto a 1° de setembro em Viena, na Áustria.

Pessoas de mais de 30 países haviam se inscrito na competição. Durante a seleção, a Organização Não Governamenral (ONG) escolheu apenas 10 participantes para a etapa final. Destes, três foram escolhidos em uma votação online, que terminou no sábado (15).

"Aqui no Brasil, o resultado saiu a uma da manhã de domingo (16). Eu estava com a minha família, ficamos acordados de madrugada esperando terminar a votação. Foi muito aliviante. Essa competição durou um mês inteiro, eu estava ansiosa. Foi muito incrível, nem acreditei", conta Marcella.

A jovem foi a única brasileira selecionada durante as etapas. O primeiro colocado irá ganhar como prêmio a produção de um vídeo profissional, onde poderá falar sobre o projeto, que será divulgado mundialmente. As duas pessoas que estão disputando a final com Marcella são da Argentina e do Marrocos.

"Lá em Viena, vamos ter de subir no palco e fazer uma apresentação de 3 minutos, um pitch (breve apresentação sobre um negócio, que dura de 30 segundos a 3 minutos) falando sobre o projeto e a nossa vida. Se eu ganhar, vai ser muito legal poder fazer um vídeo internacional porque vai dar ainda mais visibilidade para a adoção tardia", explica a jovem.

Chamado de Missão Diversão, a iniciativa criada por Marcella tem como objetivo realizar eventos que promovam o encontro de casais habilitados à adoção com crianças e jovens que aguardam a oportunidade de terem uma família.

A estudante brasileira e os outros dois selecionados vão ter todos os custos de estadia, alimentação e passagens pagos pela ONG para viajarem para Viena.

"Fiquei muito feliz em ver o engajamento de pessoas que eu nem conhecia votando para que eu fosse para a final. Os casais que adotaram por meio do projeto também estavam compartilhado muito o link da votação, torcendo por mim", conta Marcella.

Como nasceu o projeto

Aos 16 anos, quando Marcella estava no 2º ano do Ensino Médio no Colégio Farroupilha, a empresa Smile Flame, voltada para projetos sociais, foi até a escola e convidou os alunos a desenvolverem iniciativas que gerassem impacto de forma inovadora e positiva na sociedade. A adolescente se interessou pela proposta e, ao lembrar do trabalho voluntário que havia desenvolvido em lares e abrigos, teve a ideia de criar o projeto da adoção tardia.

“Participei do grupo de voluntariado do colégio, no qual tive contato com realidades distintas, incluindo crianças destituídas de suas famílias, e fui sensibilizada pela situação delas. Aí pensei neste projeto juntamente com outros colegas”, conta Marcella.

Não era obrigatório colocar os projetos em prática, mas a jovem fez questão. Para isso, ela entrou em contato com o Ministério Público e com o juiz Marcelo Mairon Rodrigues, que na época atuava na 2ª Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre. Ela descobriu então que o Judiciário também tinha o interesse em dar visibilidade para o tema.

"A ideia da Marcella veio ao encontro do que o Judiciário planejava. Foi um período que o próprio Tribunal vinha desenvolvendo uma campanha no sentido de dar maior visibilidade para essas crianças e adolescentes, que muitas vezes por já terem mais de 10 anos, as vezes por serem um grupo numeroso de irmãos, nós tínhamos dificuldade de encontrar pessoas habilitadas para o perfil dessas crianças e adolescentes", diz o juiz em um vídeo gravado pelo Colégio Farroupilha.

“Eles acabaram abraçando a ideia. Os eventos só ocorrem por causa do juizado, que fazem os trâmites legais. Eu cuido da parte de inovação. Não é qualquer pessoa que pode participar desses eventos, são só para casais habilitados para adoção, que passaram por um acompanhamento", acrescenta Marcella.

Como o objetivo do projeto é abordar a adoção tardia, as crianças e adolescentes que participam das ações têm idades entre 8 e 17 anos.

Todas as ações acontecem no Colégio Farroupilha. O objetivo é que os eventos sejam dias divertidos para as crianças, que elas possam sair da rotina e brincar.

"A Marcella foi a protagonista desse projeto, ela buscou o Ministério Público e o ajuizado e nós cedemos o espaço e organização desses eventos. O importante é que as crianças soubessem que teriam uma tarde divertida, para não criar uma expectativa e depois ela não ser atingida. Sempre se teve esse cuidado em pensar nas brincadeiras, para que a tarde fosse diferente da tarde que elas passam", conta a diretora pedagógica do Colégio Farroupilha, Marícia Ferri.

Processos de adoção

O casal Douglas Guimarães e Glademir Bastians sempre teve vontade de ter um filho. Em julho de 2016, eles entraram com o pedido de habilitação para adotar junto ao fórum. Em março de 2017, a habilitação foi concluída e, a partir daquele momento, o casal entrou em uma fila de espera.

Por meio do projeto Missão Divertida, eles adotaram os irmãos Douglas e Thaila, que tinham na época 9 e 8 anos.

"Naquele segundo, veio a confirmação que faltava em nosso coração que aqueles pequenos seriam nossos. A missão seguiu cheia de emoção até o final", conta Douglas.

A administradora Clarice Janine Londero, e o marido, Fernando Arndt, também têm um carinho especial pelo projeto. Eles estavam há mais de dois anos na fila de adoção quando o juizado os convidou, juntamente com outros casais, para participar do projeto de Marcella.

O evento ocorreu em março de 2018. Dois meses depois, Clarice e Fernando estavam com a guarda provisória das irmãs Karoline e Kauana, que tinham 10 e 7 anos na época.

"Muito gratificante poder rever essa ideia de que as crianças precisam ser pequenas. Isso não é uma verdade única. Para algumas pessoas, isso é uma verdade e tem que respeitar. Mas é possível abrir esse leque", conta Clarice.

Enem 2024

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta (26)

Resultados dos pedidos serão conhecidos em 13 de maio

2 dias atrás
Greve

Professores de universidades e institutos federais iniciam greve nesta segunda (15)

Categoria quer reajuste de 22,71% em três parcelas de 7,06% por ano

1 semana atrás

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Interessados devem fazer o pedido na Página do Participante

1 semana atrás

Programa Escola em Tempo Integral é implementado na EMEI Solange Pereira Alencastro em Tapes

Proposta foi instituída como projeto-piloto na Creche Sol

2 semanas atrás
Transporte

Prefeitura de Camaquã vai fornecer transporte para alunos de escola estadual do interior

Medida foi definida nessa terça-feira (9)

2 semanas atrás
Convocação

Prefeitura de Camaquã convoca 59 aprovados no processo seletivo da educação

Foram chamados inscritos nos cargos de professor, supervisor escolar, secretário de escola, serviçal e operário

2 semanas atrás