Educação

Curso de história de universidade em Santa Maria oferece disciplina sobre Harry Potter

Professora elaborou aulas em que utiliza exemplos da história do bruxo para abordar temas atuais como abuso, escravidão e conflitos. Cadeira estará disponível a partir do próximo semestre, com aulas iniciando em agosto
Publicado: 22/06/2019 às 09:39 | Atualizada: 14/11/2020 às 11:34
G1

O jovem bruxo Harry Potter nasceu como personagem de uma série de livros que virou fenômeno, foi parar nas salas de cinema com uma franquia de sucesso e, a partir do próximo semestre, será também assunto universitário, com a criação de uma disciplina que analisa o impacto das histórias de J.K. Rowling nas gerações da virada do milênio, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do Rio Grande do Sul.

A cadeira eletiva "Fenômenos Literários Contemporâneos: Harry Potter e a virada do milênio" será ministrada pela professora do curso de História Nikelen Witter.

Ela explica que, nas suas pesquisas com literaturas, as obras são estudadas como um reflexo do tempo em que foram escritos. "Sua leitura pode nos permitir acessar e trazer temas importantes para o universo das salas de aula", aponta.

No enredo, Nikelen encontrou elementos que se relacionam com temas atuais. "O abuso infantil está na forma como os tios tratam o pequeno Harry Potter nos primeiros livros. A escravidão moderna, não percebida pela maioria das pessoas, está presente no caso dos elfos domésticos", exemplifica a professora. Confira abaixo a ementa e o plano de ensino da disciplina.

Determinação e liberdade, banalidade do mal, além de conceitos de revolução, resistência, conservadorismo e resiliência também serão abordados a partir das histórias de Harry Potter na disciplina.

Conforme a universidade, a disciplina eletiva terá carga horária de 30 horas, nas quartas-feiras à tarde, com 50 vagas. As aulas começam em agosto. Nikelen afirma que a ideia foi bem recebida, tanto pelos alunos quanto pelo departamento do curso.

Harry Potter já foi tema de outros cursos, como na USP,que ofereceu uma extensão no ano passado, e na Unicamp, onde o bruxo também entrou na sala de aula de História.

Preconceito contra a cultura pop

Fora da universidade, porém, a professora conta ter percebido reações contrárias a utilizar um tema da cultura pop em sala de aula.

"O que é estranho, pois o papel da universidade é estudar o que mexe com as pessoas, o que as movimenta, as faz consumir livros, filmes, ideias, roupas. São fenômenos sociais, culturais e econômicos", observa.

Para Nikelen, isso é fruto de preconceito contra a cultura pop. "Mas a universidade de forma alguma pode negligenciar isso. Felizmente estamos aumentando nossos estudos nessas áreas. As HQs têm crescido como elemento de pesquisa e com ela se tem aberto espaço para a literatura de massa", conclui.

Plano de ensino

I – COMO SE CONSTRÓI UM FENÔMENO: literatura, massas e mercado na década de 1990.

II – HARRY POTTER E INFÂNCIA: abuso infantil, Nietzsche e elfos domésticos.

III – HARRY POTTER E ADOLESCÊNCIA: resiliência, escolhas e o voo do Bicuço.

IV – HARRY POTTER E O MUNDO ADULTO: revolução, resistência e sangues-ruins.

V – DUMBLEDORE É GAY, HERMIONE É FEMINISTA E NEGRA: representatividade e os refluxos

Ementa

OBJETIVOS - ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de:

Os livros da série Harry Potter constituíram uma inovação, não por seu formato, mas por seu impacto mercadológico e de público. Interessa estudar como o se constituiu esse fenômeno midiático/literário, seu impacto nas gerações que vivenciaram a virada do milênio e seu papel na constituição de comunidades cibernéticas. Também é objetivo analisar elementos internos a narrativa que podem ser vinculados a acontecimentos históricos e cotidianos e seu papel formativo/educativo de seus leitores.

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