Geral

Policial morto em confronto é enterrado em Porto Alegre

Gustavo de Azevedo Barbosa Júnior, de 26 anos, morreu com um tiro na cabeça em uma perseguição policial
Publicado: 11/07/2019 às 14:26 | Atualizada: 17/11/2020 às 16:16
G1

O corpo do policial militar morto em um confronto, na madrugada de quarta-feira (10), foi enterrado no fim da manhã desta quinta (11) em Porto Alegre. A cerimônia ocorreu no Cemitério Parque Jardim da Paz, na Zona Leste da Capital.

Gustavo de Azevedo Barbosa Júnior, de 26 anos, morreu com um tiro na cabeça em uma perseguição policial. Ele chegou a ser levado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a administração do cemitério, mais de 5 mil pessoas passaram pelo velório e enterro de Gustavo. Muitos policiais estiveram presentes.

No interior do estado, agentes também lembraram da morte do soldado. Em Erechim e em Santa Maria, policiais realizaram homenagens.

Gustavo havia se formado recentemente em direito, ele era casado e não tinha filhos. 

O caso

Um jovem de 21 anos foi preso e um adolescente de 17 foi apreendido no começo da tarde de quarta na Vila Cruzeiro, na Zona Sul de Porto Alegre, por suspeita da morte do policial. Eles foram levados à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia ainda procura Dejair Quadros de Almeida, de 24 anos, foragido do sistema penitenciário desde o ano passado.

O crime aconteceu na madrugada do mesmo dia na Rua Sepé Tiarajú, na Zona Sul, quando os policiais tentaram abordar um carro roubado e ocupantes do veículo começaram a atirar. Um dos disparos atingiu o policial na cabeça.

Conforme a polícia, estavam no carro os três homens e uma jovem de 22 anos. Os homens haviam fugido, mas a jovem foi alcançada pela polícia e levada até a delegacia. Segundo o delegado Newton Martins, eles procuravam por um rival, e por isso, haviam sequestrado a mulher, que era ex-namorada do alvo do trio.

"A vítima, também ouvida como testemunha dos relatos que subsidiaram inicialmente nosso procedimento, foi uma pessoa subtraída na porta de casa por esses três indivíduos, que tripulavam esse Ford Fiesta preto e iniciaram o trajeto com perguntas e ameaças objetivando localizar um ex-namorado dessa vítima, participante de uma facção rival", explicou o delegado.

"A testemunha, que ficou em cárcere dentro do carro, foi o elo entre eles e o objetivo, que provavelmente era executar esse desafeto", acrescentou, em entrevista coletiva na tarde de quarta.

O coronel Mário Ikeda, comandante da BM, lamentou a morte do agente.

"Ele tinha dois anos e meio de Brigada Militar. Informações que nós temos é de que eles foram fazer uma abordagem a um veículo suspeito em ocorrência de roubo. Foram fazer a abordagem, entraram em confronto e, lamentavelmente, o nosso colega foi mortalmente ferido", relata.

Desalojados

Chega a 65 o número de famílias desalojadas em Tapes

Situação acontece devido à cheia na Lagoa dos Patos

Hoje
Barragens em situação de emergência

Cinco barragens ainda estão em situação de emergência no RS

Estruturas apresentam risco iminente de rompimento

Hoje
Prorrogação de IR

Receita Federal prorroga prazo de entrega da declaração do IRPF em 336 municípios do RS

Camaquã, Cristal e Tapes estão na lista anunciada nesta terça-feira (7)

Hoje
Cobrança abusiva no RS

MP cria canal para gaúchos denunciarem prática de preço abusivo após enchentes

Relatos indicam aumento dos valores de alguns produtos

Hoje
Tragédia

Após águas baixarem no Vale do Taquari, cenário de destruição é visto

Rio Taquari atingiu a marca histórica de 30 metros

Hoje
Alerta

Inmet divulga alerta de tempestade de grande perigo para o Sul do RS

Medida é válida até a manhã desta quarta-feira (8)

Hoje