Política

Famílias de Cerro Grande do Sul recebem mapas para regularização fundiária de propriedades rurais

Georreferenciamento foi custeado por programa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
Publicado: 12/07/2019 às 00:23 | Atualizada: 12/11/2020 às 17:57 | Assessoria Rodrigo Machado

Nessa quinta-feira (11) 75 famílias de Cerro Grande do Sul receberam mapas de suas propriedades através do Programa de Levantamento, Cadastramento e Regularização Fundiária da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Ao todo, foram beneficiadas 310 famílias, cerca de 3.100 hectares, através de georreferenciado na área rural do município. Participaram da entrega o prefeito Sergio Silveira da Costa, o chefe de gabinete do secretário Covatti Filho, Erli Teixeira, o assessor do secretário, Rodrigo Warlet Machado, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Flávio Smanioto,o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valnur Curtinaz Ruszkowski, dos vereadores Liziane Schwalm e Alairto Raphaelli, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, técnicos da Emater e da Secretaria de Agricultura do Estado.

O programa prevê a realização oficinas e audiências públicas de divulgação nos municípios beneficiados. Após esta etapa, ocorreu levantamento topográfico georreferenciado das propriedades rurais, através do sistema de varredura o qual verifica todas as propriedades da região definida, independente do tamanho, das suas características e da situação documental. A partir do levantamento, a empresa contratada elaborou o mapa de cada propriedade e fez o levantamento dos documentos que cada um possuía. Esses mapas estão sendo entregues gratuitamente aos beneficiários. Com os mapas em mãos, basta os proprietários buscarem a regularização junto ao Tabelionato.

Segundo o assessor Rodrigo Warlet Machado, o georreferenciamento costuma ser a parte mais cara do processo de regularização, sendo integralmente pago pela Secretaria por meio do Programa. “Com a propriedade regularizada os produtores poderão acessar mecanismos oficiais de financiamento e serão oficialmente donos de suas propriedades”, afirma Machado.

Essa etapa de georrefenciamento beneficia também os municípios de Barão do Triunfo, Mampituba e Caraá. “É um processo de inclusão social, onde agricultores poderão obter diversos benefícios e vantagens, fomentando a renda das famílias e o desenvolvimento da região”, avalia Machado, destacando que a secretaria está atenta as demandas da comunidade e busca atendê-las.

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

Ontem
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

4 dias atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

5 dias atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás