Geral

Mulher queimada em acidente com lareira em Vera Cruz tem "pouca perspectiva de sobrevida", diz enfermeira

Ela teve cerca de 80% do corpo queimado, e um sofá da residência também foi atingido pelas chamas
Publicado: 29/07/2019 às 14:43 | Atualizada: 14/11/2020 às 13:12
G1

O estado de saúde da mulher de 40 anos que sofreu um acidente com uma lareira ecológica – que dispensa o uso de lenha ou gás – em Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, interior do Rio Grande do Sul, segue "muito grave" na manhã desta segunda-feira (29). A informação foi repassada pela enfermeira Léia Bertoglio, que trabalha no setor de queimados do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, onde a paciente foi internada.

Um procedimento adotado no atendimento evitou que a paciente tivesse que amputar os braços. "O sangue está circulando melhor, mas é um caso muito grave, com pouca perspectiva de sobrevida", lamenta.

Segundo os bombeiros de Vera Cruz, o acidente aconteceu por volta das 18h deste sábado (27) na casa da paciente. Ela teve cerca de 80% do corpo queimado, e um sofá da residência também foi atingido pelas chamas. Na residência, havia também um homem e uma criança, e os dois saíram ilesos.

Com queimaduras de terceiro grau, a mulher foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada para o Hospital Santa Cruz. Devido à gravidade do caso, foi transferida para o Cristo Redentor. Lá, foi submetida a uma escarotomia – procedimento cirúrgico que remove tecidos desvitalizados.

"Ela chegou na madrugada de sábado para domingo à nossa UTI. O prognóstico é muito ruim. Foi feita uma escarotomia, um tipo de corte nos membros superiores e inferiores, então isso ajudou a circulação, porque o corpo com queimaduras de terceiro grau fica muito endurecido, prejudica muito a circulação sanguínea", explica a profissional de saúde.

Riscos da lareira ecológica

A enfermeira alerta sobre o risco do uso da lareira ecológica, que utiliza a etanol. Segundo Léia, casos de pacientes que sofrem queimaduras com lareiras ecológicas são registrados em uma proporção muito maior que acidentes com lareiras comuns.

"Com a lareira normal, à lenha, recebemos um caso a cada 10 anos, eu acho, e com essa lareira ecológica, em dois meses, recebemos três, fora outros casos que soubemos, e que tivemos anteriormente", afirma.

Atenção!

Golpistas enviam convite para entrar em grupo falso de WhatsApp do Blog do Juares

Acesse a matéria e confira os links de nossos grupos originais de WhatsApp e mídias oficiais

Hoje
Horóscopo Semanal

Confira o horóscopo semanal de 29 de abril a 5 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo nesta semana

Hoje
Trabalho

Brasil registra seis milhões de acidentes de trabalho de 2012 a 2022

Abril Verde chama atenção para a saúde no ambiente laboral

Hoje
Tragédia

Duas gaúchas morrem em grave acidente de trânsito no Chile

Mais de 40 pessoas ficaram feridas no incidente

Hoje
Loteria

Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena acumula para R$ 6,5 milhões

Próximo sorteio será na terça-feira (30)

Hoje
Horóscopo do dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 28 de abril de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Hoje