Mundo

Planeta "potencialmente habitável" é descoberto em novo sistema solar

O planeta encontra-se em um sistema solar localizado a 31 anos-luz da Terra
Publicado: 02/08/2019 às 15:38 | Atualizada: 13/11/2020 às 03:53 | Notícias UOL

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um novo sistema solar com um planeta que poderia ser "habitável" - disse à AFP, na quinta-feira (1), o astrofísico espanhol Rafael Luque, que liderou as buscas.

Três novos planetas foram descobertos em órbita ao redor de GJ 357d, uma anã vermelha uma pequena estrela na fase de resfriamento. Eles formam um sistema solar localizado a 31 anos-luz da Terra, a uma distância relativamente pequena na escala espacial, detalhou Luque, do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias.

A descoberta foi feita, graças aos dados fornecidos pelo satélite TESS da NASA (a agência espacial americana), especializado na busca de exoplanetas - localizados fora do nosso sistema solar. O planeta mais distante da estrela, chamado GJ 357d, é de particular interesse para os pesquisadores, que acreditam que pode ser habitável. Os outros dois são muito quentes.

Os critérios usados para medir a habitabilidade de um planeta incluem solo rochoso, um tamanho similar à Terra e uma distância que não é muito pequena nem muito grande em relação à sua estrela, de modo que a temperatura seja propícia à presença de água líquida. Este último é um ingrediente-chave para permitir o desenvolvimento da vida.

Dada sua distância de sua estrela, muito próxima da que existe entre o planeta Marte e o nosso Sol, os pesquisadores estimam que as temperaturas do planeta GJ 357d sejam em torno de -53ºC. "Parece um pouco frio à primeira vista. Mas, se a atmosfera for densa (ao contrário de Marte), o efeito estufa aqueceria a superfície, e a água poderia ser líquida", diz Luque.

Os pesquisadores acreditam que o GJ 357d possa ser de uma a duas vezes o tamanho da Terra. Este planeta não é o primeiro potencialmente habitável a ser descoberto perto de nós. Em 2016, a descoberta de "Proxima b", a apenas quatro anos-luz de distância do nosso sistema solar, causou sensação. O problema nessas descobertas está no método usado.

Proxima b e GJ 357d foram descobertos pelo método da velocidade radial, que consiste em localizar a oscilação causada na estrela pela gravidade exercida por um planeta em órbita.

Segundo Rafael Luque, porém, esse método não confirma se o planeta é habitável. Para isso, é necessário utilizar a técnica de trânsito, que possibilita medir seu tamanho, depois calcular sua densidade e sua composição (gasosa, ou não). O planeta deve passar diretamente entre sua estrela e o observador, uma condição difícil de ser cumprida.

Para Proxima b, mostrou-se impossível. Luque e sua equipe tentarão nos próximos meses observar o GJ 357d em "trânsito" para confirmar se a vida pode se desenvolver lá, ou não. "Mas a probabilidade de um planeta passar por uma estrela no eixo de nossa visão da Terra é muito pequena", diz ele.

Abalo

Terremoto em Taiwan já matou 12 pessoas e deixou desaparecidos

Abalo sísmico ocasionou queda de prédios e prendeu mais de 400 pessoas em um hotel

3 semanas atrás

Brasileiro que visitou a Finlândia mais de 50 vezes explica porque o país é o mais feliz do mundo

País foi considerado o mais feliz do mundo, pela sétima vez consecutiva, por ranking da ONU

3 semanas atrás

Candidata a prefeita é morta a tiros durante comício no México

Gisela Gaytán, de 38 anos, disputava as eleições pelo município de Celaya

3 semanas atrás

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Taiwan e deixa ao menos nove pessoas mortas

Esse é o terremoto mais forte dos últimos 25 anos no país

3 semanas atrás
Balanço trimestral

Brigada Militar realiza 28,1 mil prisões no primeiro trimestre de 2024

BM ainda realizou a apreensão de 1,6 tonelada de drogas, sendo 1,33 tonelada de maconha, 192,1 quilos de cocaína e 86,7 quilos de crack

3 semanas atrás

VÍDEO: ponte desaba após navio cargueiro bater contra a estrutura em Baltimore, nos EUA

Seis trabalhadores estavam desaparecidos e foram considerados mortos pelas autoridades

1 mês atrás