Esportes

Grêmio se impõe, faz 2 a 0 no Athletico-PR e fica perto da final

Com gols de André e Jean Pyerre, Tricolor tem boa atuação na Arena e pode perder por até um gol de diferença para ir à 9ª final na sua história
Publicado: 14/08/2019 às 23:33 | Atualizada: 16/11/2020 às 15:50
Correio do Povo

Na noite fria desta quarta-feira (14), mais de 43 mil pessoas foram a Arena ver o Grêmio chegar mais perto da final da Copa do Brasil. Em boa atuação da equipe do técnico Renato Portaluppi, o Tricolor bateu o Athletico-PR pelo placar de 2 a 0 e deu um passo importante para tentar chegar à 9ª final da competição em sua história.

Os gols ocorreram em dois tempos distintos. Na primeira etapa, André marcou gol de centroavante para abrir o placar. Na etapa final, Jean Pyerre, de falta, deu números finais ao confronto. 

Agora, para ficar com a vaga, o Grêmio pode até perder por um gol de diferença. A partida de volta está marcada para 4 de setembro, quarta-feira, às 19h30min, na Arena da Baixada, em Curitiba. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do Grêmio é no sábado, às 21h, contra o Palmeiras, na Arena. 

André marca gol de centroavante 

Mais uma vez, o técnico Renato Portaluppi optou por começar com André no comando de ataque. Diego Tardelli, cotado para começar a partida caso o treinador optasse por uma equipe mais móvel na frente, ficou no banco. Alisson e Everton, pelas pontas, buscavam a chegada à frente, com Jean Pyerre centralizado e distribuindo os passes. 

O confronto começou em alta velocidade. Tanto Grêmio quanto Athletico trocavam ataques pelos lados. Como é hábito do Tricolor em seus jogos em casa, a equipe manteve a posse e cercou a área do adversário, especialmente com Jean Pyerre comandando as ações e distribuindo os passes. 

Após a pressão inicial, no entanto, o jogo caiu de ritmo. O Athletico-PR controlou a partida e ficou mais com a bola, freando o ímpeto do Grêmio, que passou a ter mais dificuldades de explorar as jogadas de velocidade.

Aos 24 minutos, o Grêmio construiu a jogada do gol. Jean Pyerre ganhou dividida no grande círculo e achou Jean Pyerre. Ele acionou Matheus Henrique, que conduziu e enfiou bola em profundidade para Everton. Da esquerda, ele cruzou bola para André, que se antecipou à marcação e desviou para o fundo das redes. 

Jean Pyerre aumenta a vantagem 

No segundo tempo, o Grêmio não se acomodou com a vantagem de 1 a 0. Voltou do intervalo com a mesma postura agressiva do início do primeiro tempo, pressionando o Athletico em seu próprio campo, forçando o erro do adversário. Com isso, criou pelo menos duas boas chances de gol nos primeiros dez minutos. 

Em lance polêmico, o Grêmio pediu pênalti. Após bola enfiada para André, o centroavante invadiu a área e, após errar a passada, dividiu com o goleiro Santos e pediu pênalti. Apesar dos protestos dos jogadores do Tricolor, o árbitro Marcelo de Lima Henrique ouviu as instruções do VAR e mandou o jogo seguir. 

O técnico Renato Portaluppi mandou a campo Diego Tardelli, para buscar ampliar. Mas quem marcou mesmo foi Jean Pyerre. Após falta em Everton na intermediária, aos 27 minutos do segundo tempo, o meia cobrou com perfeição, por fora da barreira, e a bola passou rente a trave esquerda de Santos, sem chance para o goleiro do Athletico, para ampliar em 2 a 0 a vantagem. 

O Athletico-PR saiu do jogo com o segundo gol. O Grêmio criou chances de ampliar, especialmente com Diego Tardelli e Alisson. No entanto, o Tricolor desperdiçou e, ainda assim, garantiu boa vantagem para o jogo da volta, no dia 4 de setembro, em Curitiba. 

Copa do Brasil 2019 - Semifinal

Grêmio 2

Paulo Victor; Leo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Maicon (Luan), Jean Pyerre (Thaciano), Alisson e Everton; André (Diego Tardelli). Técnico: Renato Portaluppi

Athletico-PR 0 

Santos; Jonathan, Lucas Halter, Léo Pereira e Marcio Azevedo; Wellington, Bruno Guimarães, Lucho González (Bruno Nazário), Marcelo Cirino (Vitinho) e Rony; Marco Rúben (Nikão). Técnico: Tiago Nunes

Gols: André (24/1T) e Jean Pyerre (27/2T)

Cartões amarelos: Kannemann e Everton (Grêmio); Rony e Leo Pereira (Athletico-PR)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Público: 43.280

Adiamento

CBF adia jogos dos times do RS até a próxima segunda (6)

Situação acontece devido aos eventos meteorológicos no Estado

3 dias atrás

Copa do Brasil: Grêmio não joga bem e empata com Operário; Inter x Juventude é transferido

Tricolor gaúcho com pouca inspiração ficou no 0 a 0 com o Fantasma paranaense. Jogo do Colorado foi transferido devido às enchentes no RS

4 dias atrás
Copa do Brasil 2024

Grêmio estreia na Copa do Brasil 2024 diante do Operário (PR)

Confronto acontece na noite desta terça (30), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná

5 dias atrás
Brasileirão

Inter empata em 1 a 1 com o Atlético-GO pelo Brasileirão

Jogo aconteceu na noite deste domingo (28)

1 semana atrás
Brasileirão

Inter joga contra o Atlético-GO no Beira-Rio, pelo Brasileirão

Veja horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

1 semana atrás
Brasileirão

Em jogo polêmico, Grêmio é derrotado pelo Bahia no Brasileirão

Partida aconteceu na noite desse sábado (27)

1 semana atrás