Geral

Festival de bandas de São Lourenço do Sul contou com a participação de 18 corporações

O evento aconteceu na praça Dedê Serpa, no domingo (18)
Publicado: 19/08/2019 às 15:56 | Atualizada: 13/11/2020 às 22:07 | Decom / SLS

O domingo (18), foi de belas apresentações no 29º Festival de Bandas, quando 18 corporações de vários municípios desfilaram arte, cultura, música e dança pelo asfalto da avenida Marechal Floriano Peixoto, em frente a praça Dedê Serpa.

O evento foi realizado pela prefeitura, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, através da Coordenadoria de Cultura com objetivo de valorizar e estimular a cultura de bandas que tem um papel fundamental no desenvolvimento social de muitas crianças e jovens. “Estamos aqui construindo mais um momento de cultura, de música, de ver jovens e crianças que com certeza tem grandes oportunidades em suas vidas”, disse a coordenadora de Cultura, Miriam Freitas, na abertura do Festival. A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Hax, também ressaltou a importância do Festival. “É um importante momento de integração de crianças e jovens”, disse ela que ainda destacou o esforço das bandas e o entendimento do prefeito de que este Festival é sim importante para estas crianças e jovens.

A programação foi aberta pela Banda da Brigada Militar de Pelotas que além de sua apresentação, tocou o Hino Nacional para a abertura oficial do Festival. Ao longo do dia, 18 bandas passaram pela raia de apresentações com integrantes de todas as idades, especialmente crianças e jovens que tem nas bandas oportunidades de desenvolvimento. Foi justamente isso que o prefeito Rudinei Härter destacou na abertura ao falar do quanto este trabalho reflete no futuro das crianças.

“Reconhecemos as bandas como forma de disciplinar as crianças e prepará-las para o futuro, através desta integração, do ensino que estas bandas trazem, da integração das famílias em um todo, numa convivência harmônica que faz com que a nossa sociedade melhore cada vez mais. É um orgulho receber as bandas que participam deste evento, extremamente importante para a cultura e para vida das crianças”, refletiu o prefeito, que ainda fez uma menção especial a Banda Castro Alves, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, que estreou no Festival com uma bela apresentação. Härter também falou da importância de receber os visitantes como fortalecimento da Associação Amigos da Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara, apoiadora do Festival.

Um dos momentos marcantes do evento foi a apresentação da Banda Marcial São Marcos, de Alvorada, quando o maestro André de Oliveira usou o microfone para elogiar o Município pelo esforço em realizar o evento, pela importância que tem para o meio artístico das bandas no Rio Grande do Sul. Conforme sua fala, o Festival de Bandas de São Lourenço do Sul foi responsável pela retomada dos festivais no estado, para o fortalecimento das bandas e é o principal festival do Rio Grande do Sul. “Nenhum campeonato, nenhuma apresentação no exterior é mais importante para as bandas do que estar no Festival de São Lourenço do Sul”. 
Previsão do tempo

Veja como será o tempo em Camaquã nesta terça-feira (7)

As temperaturas continuarão altas em todo o estado

Ontem
Ajuda para o RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções

Ontem
Alerta em Tapes

Prefeitura de Tapes emite alerta de evacuação para áreas de risco

Moradores da Vila dos Pescadores e Balneário Pinvest devem deixar as suas residências e procurarem um local seguro

Ontem
Espaço do Internauta

Internauta reclama de vazamento de água em bomba no Jardim das Flores, em Camaquã

Situação representa perigo para crianças que brincam nas proximidades, afirma morador

Ontem
Jonbet

Jonbet com Jogos Online

Ontem
Urgente

Lagoa dos Patos começa a avançar e inunda partes das cidades de Arambaré e São Lourenço do Sul

Recomendação do prefeito de Arambaré, Jardel Cardoso, é de que moradores dos bairros Caramuru e Cibislândia deixem as suas residências

Ontem