Geral

Escola onde criminoso atacou alunos em Charqueadas realizará reunião para acalmar pais e professores

Adolescente invadiu local e agrediu estudantes com uma machadinha na tarde de quarta (21). Aulas foram suspensas até semana que vem
Publicado: 22/08/2019 às 08:59 | Atualizada: 12/11/2020 às 19:49
G1

A equipe do Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand realizará uma reunião, na manhã desta quinta-feira (22), com pais e professores, para acalmar a comunidade escolar e debater medidas de segurança após o ataque acontecido no dia anterior, no colégio. Um ex-aluno agrediu quatro estudantes com uma machadinha, durante a tarde de quarta-feira (21). Nenhum ficou gravemente ferido e todos já foram liberados após atendimento médico.

As aulas foram suspensas e devem ser retomadas na próxima semana. Cerca de 700 alunos do ensino fundamental, médio e técnico estão matriculados na escola, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação.

A supervisora do turno da tarde, Selma Brenner, ressalta que o caso é atípico e que a escola é tranquila. "A gente não tem porteiro, mas temos porta eletrônica. Só que estava no intervalo do meio-dia, aí fica aberta para os alunos entrarem e saírem", conta, ao G1. O espaço está equipado com câmeras de segurança, afirma.

'Parecia assustado'

O criminoso foi desarmado pelo professor Juliano Mantovani, e logo após, conseguiu se desvencilhar e fugir. O docente conta que o jovem não esboçou nenhuma reação ao ser abordado. "Parecia muito assustado", descreve Mantovani. A supervisora ainda relata que uma merendeira tentou deter o rapaz durante a fuga, mas não conseguiu.

A Polícia Civil, que tomou o depoimento do rapaz durante a tarde, após ele ter sido encontrado pela Brigada Militar horas depois do ataque, informou que ele é ex-aluno da escola, e que era vítima de bulliyng de um ex-colega. A supervisora confirma a informação, e relata que não há nenhum registro de agressão contra ele nos históricos da escola.

Chá para acalmar

Alunos e professores entraram em pânico após o ataque. Os feridos foram encaminhados para atendimento médico, e depois, liberados. Conforme a supervisora, os estudantes do ensino fundamental não presenciaram a situação, pois ficam em um prédio separado. "As crianças pequenas nem viram aquele tumulto".

"Logo [após o ataque] fomos pegar os que tinham ficado na sala, providenciar atendimento e chamar os pais. As crianças ficaram em pânico. As merendeiras ajudaram, fazendo chá para acalmar", conta a professora.

Passado o susto, a escola vai discutir formas de aumentar a segurança. Selma diz que a direção deve pedir um guarda escolar, para ficar na escola. "Já tivemos, mas atualmente, estamos sem", comenta.

Internação deferida

No começo da noite de quarta, foi deferida pela Vara da Infância e da Juventude da cidade a internação provisória do adolescente. A promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Charqueadas acrescenta que não há nenhum antecedente relacionado ao suspeito.

Em depoimento à polícia, o adolescente afirmou que tinha a intenção de matar um ex-colega com quem tinha uma desavença, conforme a Polícia Civil.

Segundo o delegado Marco Aurélio Schalmes, o criminoso alegou ter um desafeto com um ex-colega do 5º ano do ensino fundamental. Depois, quando trocou de escola, pensou em se vingar das agressões que sofria, informa o delegado. Ele agiu sozinho e, antes de desferir os golpes com a machadinha, tentou incendiar a sala, jogando um coquetel molotov.

O dispositivo não pegou fogo. O rapaz conseguiu fugir e foi localizado na casa do pai.

Abastecimento de água em Arambaré

Gerador da Corsan vai garantir abastecimento interrompido por falta de energia elétrica em Arambaré

Previsão de normalização do abastecimento é para a partir das 17h

Hoje
Furto

PC recupera oito pneus furtados de carreta em 2023 em Camaquã

Ação aconteceu no interior do município

Hoje
Crise

Governo do RS aciona Gabinete de Crise após aumento das chuvas e risco de inundações

Reunião aconteceu na sede da Defesa Civil nesta terça-feira (30)

Hoje
Temporal

CEEE Equatorial divulga novo boletim e informa que 67 mil clientes estão sem luz no RS

Camaquã é uma das cidades mais afetadads

Hoje
Emprego

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março, diz governo

Salário médio de admissão foi de R$ 2.081,50

Hoje
Tragédia

Polícia Civil confirma identidade de ciclista que morreu atropelado em Camaquã

Acidente aconteceu no último sábado (27)

Hoje