Saúde

Diretor do Simers destaca Intenção do Ministério da Educação de não abrir novos cursos de Medicina

Vinícius de Souza acrescentou que a intenção do ministro da Educação de fiscalizar os cursos já existentes terá o apoio do Simers
Publicado: 17/09/2019 às 07:36 | Atualizada: 17/11/2020 às 07:30 | Simers

A sinalização do Ministério da Educação de não abrir novos cursos de Medicina no país deverá permitir um foco maior nos pacientes e uma fiscalização das faculdades já existentes. A afirmação é do diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius de Souza, que participou de reunião em agosto com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Na ocasião, o ministro garantiu ao diretor da entidade médica que não serão criados novos cursos para formação de médicos e se mostrou aberto ao diálogo para que as atuais Faculdades sejam avaliadas. 

Conforme o diretor do Simers, foram criados mais cursos de Medicina de 2000 até hoje do que nos últimos 200 anos no país. Atualmente, conforme dados da World Health Organization (WHO), o Brasil tem 337 escolas de Medicina (o segundo maior número no mundo). Há 450 mil médicos em atividade no país, sendo 36 mil somente no Estado. O país conta com 2,2 médicos por mil habitantes, enquanto que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de um médico para cada mil habitantes. Souza ressaltou que são formados cerca de 25 mil novos médicos no Brasil a cada ano. “O funil que existia antes no vestibular ocorre hoje na área da residência. Muitos profissionais querem ser especialistas e não conseguem”, ressaltou.

O diretor acrescentou que a intenção do ministro da Educação de fiscalizar os cursos já existentes terá o apoio do Simers. O objetivo é construir um projeto de avaliação seriada das faculdades de Medicina para o Ministério. “Nossa intenção é avaliar profundamente as instituições para que garantam uma boa formação do profissional médico”, afirmou. “Não é culpa do médico o atual estado da saúde brasileira. Consequentemente, não é culpa do estudante de medicina o atual estado da formação médica”, completou.

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

4 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

4 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

5 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

5 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

5 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás