Geral

Funcionários dos Correios encerram greve no Rio Grande do Sul

Trabalhos já foram retomados
Publicado: 18/09/2019 às 08:04 | Atualizada: 15/11/2020 às 12:37
GaúchaZH

Funcionários dos Correios decidiram encerrar a greve no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada nessa terça-feira (17), em Porto Alegre.

De acordo com a direção da empresa, os serviços com horários marcados, como Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje, foram afetados com a paralisação das atividades que já duram uma semana. Não há um balanço de quantas entregas estão atrasadas, nem a adesão.

Conforme o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul, Alexandre dos Santos Nunes, os trabalhos serão retomados às 23h desta terça-feira.

— Suspendemos a greve, conforme orientação nacional da categoria. Mas seguiremos mobilizados. No dia 24 de setembro, vamos protestar contra a reforma da previdência e as privatizações. Estamos também marcando mobilização para 1º de outubro, um dia antes do julgamento do dissídio no TST (Tribunal Superior do Trabalho) — conta o dirigente sindical.

São 7,1 mil trabalhadores no Rio Grande do Sul

A direção dos Correios divulgou nota antes da conclusão de todas as assembleias estaduais. No documento, sustenta que as entidades tinham até as 22h para acabar com a greve, conforme condição para que empresa aceitasse a proposta do TST de manter as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 até o dia 2 de outubro, data do julgamento do dissídio coletivo.

Ainda de acordo com a empresa, "desde o início da paralisação parcial, os Correios colocaram em prática um plano de continuidade de negócios, estabelecendo ações de contingência para amenizar eventuais impactos à população".

Entre as medidas, destaca a empresa, estiveram o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação e a realização de mutirões nos fins de semana. As ações contingenciais continuarão, garantem os Correios, a ser adotadas até que as entregas sejam normalizadas.

A greve havia sido aprovada porque os trabalhadores não aceitaram a proposta de reajuste salarial oferecida pela empresa, de 0,8%. Também por causa da provável privatização dos Correios.

Temporais no RS

Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

A medida foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski

Ontem
Cheia da lagoa

Tapes divulga comunicado com plano de ação após elevação do nível da Lagoa dos Patos

Moradores das áreas de risco devem se locomover para o centro do município

Ontem
Ajuda da Havan ao RS

Helicópteros da Havan conseguem chegar ao RS para ajudar população

Uma das megalojas da varejista foi completamente destruída em Lajeado

Ontem
Falta d'água

Reparo na rede interrompe o fornecimento de água em dois bairros de Arambaré

Equipes da Corsan realizam manutenção sob a ponte do Caramuru

Ontem
Bloqueio no trânsito

PRF bloqueia tráfego de veículos na BR-290 em Eldorado do Sul

Pontes do Guaíba também estão bloqueadas

Ontem
Doações em Camaquã

Pontos de coleta para doação terão plantões neste fim de semana em Camaquã

Várias pessoas estão sofrendo com as enchentes e precisando de doações

Ontem