Geral

Governo do RS cancela venda de ações do Banrisul

Informação foi divulgada por meio de fato relevante nesta quinta-feira (19). Motivo alegado é de que o valor por ação apresentado não atendia ao interesse. 'Jamais faríamos uma venda a qualquer preço', afirma o governador
Publicado: 19/09/2019 às 11:28 | Atualizada: 17/11/2020 às 07:32
G1

O governo do Rio Grande do Sul cancelou a venda de ações do Banrisul. A informação foi divulgada por meio de um fato relevante nesta quinta-feira (19). Horas depois, em entrevista à imprensa, o governador Eduardo Leite (PSDB) foi categórico: "Jamais faríamos uma venda a qualquer preço."

O motivo alegado é de que o preço por ação apresentado não atendia ao interesse do acionista vendedor, no caso, o governo do estado.

Leite acrescentou que "movimentos especulativos" no mercado, dando conta de que os recursos das vendas seriam utilizados no pagamento de servidores estaduais, interferiram no processo.

"Essa operação era uma oportunidade de viabilizar recursos extraordinários que ajudariam o estado no cumprimento da ação, mas jamais foi a única forma, a única ferramenta da qual o estado se alicerçou", afirma.

"O debate público que se estabeleceu contaminou o ambiente e foi interpretado pelo mercado como oportunidade para reduzir [o valor das ações]", completa.

Conforme Leite, o governo tem outros meios para tentar conter a crise financeira. Ele salientou que não considera o cancelamento da venda das ações neste momento como uma derrota.

"É uma questão de estratégia de gestão. São 45 meses de atraso de salários. Isso não afeta somente os servidores, afeta a economia do estado."

Na semana passada, o Banrisul havia anunciado a venda de 96.323.426 ações ordinárias do banco para investidores profissionais. Na cotação de fechamento do dia, ao custo de R$ 23,18 por ação, a oferta era de R$ 2,232 bilhões e teria as negociações iniciadas nesta quinta.

A oferta havia sido aprovada pelo Conselho Diretor do Programa de Reforma do Estado (CODPRE) e referendada pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

As ações dariam ao titular um voto nas deliberações da assembleia geral de acionistas do banco, conforme informou o comunicado da semana passada.

O Banrisul informou nesta quinta que "manterá os seus acionistas e o mercado em geral informados sobre qualquer nova informação a respeito desse tema, nos termos da regulamentação aplicável".

Vendas de ações

O governo do RS já vendeu ações do Banrisul, em 2018. Em fevereiro de 2019, em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o governador Eduardo Leite havia anunciado que estava disposto a vender parte das ações do Banrisul e também da Corsan, companhia de abastecimento de água, para assinar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) com a União.

Leite afirma desde a campanha eleitoral que não venderá o banco estatal. Na entrevista, ele voltou a dizer que "não há qualquer disposição" neste sentido.

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 5 de maio de 2024

Saiba o que seu signo reserva para você neste dia

Ontem
Reconstrução das rodovias no RS

Dnit inicia obras para devolver trafegabilidade nas BR-392 e BR 158 no RS

Trabalhos na BR-392 acontecem desde a noite de sexta (3); enquanto na BR-158 os serviços devem começar neste domingo (5)

Ontem
Ajuda às vítimas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Patram de Rio Pardo entregam mantimentos às famílias ilhadas

Pelo menos sete mil pessoas foram atingidas pelas águas no município

Ontem
Consequências dos temporais no RS

Defesa Civil confirma 62 mortes no RS; sete ainda estão em investigação

Ao menos 55 óbitos foram causados pelas enchentes no estado

Ontem
Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Ontem
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Ontem