Geral

Mudas de espécies nativas são entregues em aldeias indígenas no RS

Indígenas de 11 aldeias do Estado receberam as mudas nativas
Publicado: 22/09/2019 às 10:50 | Atualizada: 09/11/2020 às 10:57 | Vanessa Trindade/Ascom Sema

Fortalecer a biodiversidade e promover a restauração ecológica em áreas indígenas estão entre os principais objetivos do repasse de mil mudas de espécies nativas para 11 aldeias do Rio Grande do Sul – cinco aldeias mbyá-guarani, cinco kaingang e uma charrua.

Muitas áreas indígenas no Rio Grande Sul ficam localizadas em terras reconhecidas como Patrimônio Público Estadual. De acordo com Joana Braun Bassi, analista ambiental da Divisão de Flora da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), as áreas “são, em sua maioria, antigos hortos florestais de monocultura de eucalipto ou de pecuária extensiva, tendo sofrido processo de compactação do solo.”

A ação, promovida pela Sema, foi realizada entre os meses de maio e setembro, e contou com a parceria da Divisão Indígena da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepi) e Emater/RS. Este é o terceiro ano de execução do projeto. Desde 2017, já foram entregues às aldeias indígenas cerca 2.700 mudas nativas.

A atividade integra um conjunto de ações que o Departamento de Biodiversidade da Sema e a Divisão Indígena da Seapdr, a partir de seus compromissos com o Conselho Estadual do Povo Indígena (Cepi), têm buscado desenvolver em apoio à sustentabilidade e à gestão da biodiversidade nas aldeias indígenas.

Mudas de 30 espécies nativas foram doadas pelos viveiros do Jardim Botânico e do horto florestal de Tramandaí, administrados pela Sema, e da organização não governamental Ação Nascente Maquiné. Esses viveiros são referência na produção de mudas nativas no Estado.

Márcia Londero, socióloga da Divisão Indígena da Seapdr, participou do plantio de uma área de butiazal na aldeia mbyá-guarani Guajayvi, em Charqueadas, ação que integra a Rota dos Butiazais, coordenada pela Embrapa Clima Temperado. "Esta atividade pioneira de recuperação e plantio pode fomentar novos projetos ligados à segurança alimentar e à geração de renda nesta aldeia. Outro ganho é a possibilidade de replicá-la para outras aldeias interessadas em recuperar suas áreas e repovoar com uma espécie nativa”, afirmou Márcia.

As espécies repassadas às comunidades foram escolhidas a partir das demandas apontadas pelos indígenas como de interesse alimentar, medicinal e espiritual. Entre as quais, estão guabijú, jerivá, butiá, pitangueira e araçá.

 

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para segunda, 6 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Ontem
Auxílio às famílias afetadas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Defesa Civil seguem com ações de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas

Ginásio Taborda continua recebendo doações de itens como: leite, fralda, lenço umedecido, água, colchão e alimentos não perecíveis

Ontem
Consequências dos temporais no RS

CEEE Equatorial informa que 178 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Municípios mais atingidos são: Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada e Viamão

Ontem
Evacuação de bairro em Porto Alegre

Bairro de Porto Alegre terá de ser evacuado após dique transbordar

Com 91 mil habitantes, bairro do Sarandi fica na Zona Norte da Capital Gaúcha

Ontem
Temporais no RS

20 mil vidas já foram salvas em trabalhos de resgate no RS

Números envolvem ações de militares das Forças Armadas, Defesa Civil, policiais, Bombeiros e voluntários numa integração entre Governo Federal, estado e municípios

Ontem
Enchentes no RS

Defesa Civil confirma 78 mortes causadas pelos temporais no RS

Outros quatro óbitos estão em investigação; 105 pessoas ainda estão desaparecidas

Ontem